quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vivendo sob o Arco-Íris

O nosso "Cantinho do Rock" de hoje vai agarrar o arco-íris, matar o rei, atravessar os portões da Babilônia e encontrar quem está na montanha de prata. Isso mesmo web-leitores, estamos falando do Rainbow.
Show do Rainbow, por volta de 1975.
O Rainbow foi criado por Ritchie Blackmore, após sair do Deep Purple, e a fase da banda que mais gosto é justamente o começo, quando o objetivo era só compor boas músicas e não sucessos comerciais. Ou, fazendo uma alusão ao Mágico de Oz, a época em que eles ainda estavam sob o arco-íris.

No início, o Rainbow contava com os vocais de Ronnie James Dio, e os três álbuns dos quais ele participou são verdadeiras obras-primas: Ritchie Blackmore's Rainbow (1975), Rising (1976) e Long Live Rock'n'Roll (1977).
capa do Ritchie Blackmore's Rainbow (1975).
A banda influenciada pela música clássica e pela temática medieval, que Dio trouxe da sua antiga banda (o Elf), rapidamente ingressou no circuito mundial do rock'n'roll. O álbum de estréia do Rainbow, o Ritchie Blackmore's Rainbow (1975) produziu logo de cara clássicos como The Man on the Silver Mountain e Catch the Rainbow. Essa última mostrando toda a capacidade de Dio em escrever letras: porque vivemos "acreditando que podemos pegar o arco-íris", "mas a vida não é uma roda, com correntes feitas de aço". Não precisa falar mais nada.
capa do Rising (1976).
O Rising (1976) foi lançado logo após o álbum de estréia do Rainbow, e é apontado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Assim como o primeiro álbum, o Rising (1976) produziu grandes clássicos, tais como Tarot Woman e Stargazer. A gloriosa jornada do Rainbow continuou no épico Long Live Rock'n'Roll (1977).

A faixa-título desse álbum, Long Live Rock'n'Roll, é um dos maiores clássicos do rock'n'roll de todos os tempos. Além dela o álbum apresentou ao mundo as marcas registradas do Rainbow: Kill the King e Gates of Babylon.
capa do Long Live Rock'n'Roll (1977).
Após o sucesso desses três álbuns, a banda meio que desceu do arco-íris. A gravadora exigiu de Ritchie Blackmore e Dio músicas mais comerciais, com um estilo mais adequado ao mercado da época. Isso culminou na saída de Ronnie James Dio da banda e na mudança no estilo do Rainbow.

Não estou aqui dizendo que a banda ficou ruim, só perdeu um pouco da sua identidade. Mas, a música prevalece. E vamos encerrar essa postagem com um período onde todos caminhavam no arco-íris e não tinham intenção de descer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário