segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Uma pequena pausa no rock II

Zeca Baleiro.

Enquanto a criatividade não chega, vamos fazer outra pequena pausa no rock aqui no Rock'N'Prosa. Isso poderia até virar uma coluna do nosso blog, o que vocês acham? Vamos amadurecer a ideia.

Antes de tudo, rock é música e música é universal. Quem ama o rock, ama a música, isso é inquestionável. E falando em música, tive no último sábado uma verdadeira overdose musical no show do Zeca Baleiro, em Natal/RN. Somente tinha escutado seus álbuns e assistido seus DVD's, nunca tinha tido a oportunidade de presenciar um show dele. Como disse do show de Paul McCartney e do Scorpions que o DVD não é nada comparado com aquilo, estendo isso para o Zeca.

Isso aqui não é uma resenha de show, mas o nível de ecleticismo presente foi muito alto. Ele consegue variar entre estilos nacionais, blues e rock, em uma mistura da mais alta qualidade. Imagino que presenciei algo próximo a um show de rock progressivo do Porcupine Tree ou Pink Floyd, por exemplo, só que mais rico culturalmente.

É impossível definir um estilo para ele. Se pegarmos o Por onde Andará Stephen Fry? (1997), dizemos que é MPB, se pegarmos o Vô Imbolá (1999) já dizemos que é samba-rap-MPB, se pegarmos o Baladas do Asfalto (2005) já dizemos que é blues rock, enfim, vocês conseguiram entender o ponto. Isso tudo, por incrível que pareça, é incluído no show, todos esses elementos.

O que gosto também é do resgate musical que o Zeca faz. Na turnê Baladas do Asfalto ele resgatou Retalhos de Cetim, do Benito de Paula, música que nunca teria a oportunidade de conhecer se  não fosse o álbum ao vivo homônimo lançado. No show em Natal/RN ele executou uma música de Therezinha de Jesus, cantora potiguar, que nunca tinha tido a oportunidade de escutar. Isso é o que chamo de "riqueza cultural", o show além de diversão é uma ferramenta para aumentar o seu conhecimento, para te dá oportunidades para conhecer novos sons e músicas.

Sei que muita gente que lê o blog conhece o trabalho dele, mas a experiência do show merecia uma postagem aqui no Rock'N'Prosa. Para quem se interessar, ele está em turnê até o fim do ano, divulgando o recém lançado Disco do Ano (2012). Só para se ter uma ideia, uma das músicas do show é Disritmia, do Martinho da Vila, só que em uma versão psicodélica.

Se quiserem fazer uma pequena pausa no rock e ter uma boa experiência musical, sigam em frente e não olhem para trás, vocês estarão bem acompanhados.

2 comentários:

  1. Rapaz, acho que essa pausa no rock nem é necessária não, o zeca tem um Q de rock estampado na cara, ou melhor, no som.

    ResponderExcluir
  2. Eu até concordo, Thiago, mas no geral o Zeca é conhecido como um artista da MPB, apesar do rock'n'roll correr no seu sangue.

    ResponderExcluir