segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pure Rock: Especial Ronnie James Dio


Hoje, dia 16 de maio, está se completando 1 ano desde que o mago Ronnie James Dio nos deixou. Ao longo dos dias que antecederam esse dia para ser lembrado dedicamos boa parte de nossas postagens a ele.

O nome "Dio" ("Deus" em italiano) é mais que adequado para nomear Ronald James Padavona, o nosso Ronnie James "Dio". De longe, um dos maiores ícones de toda a história do rock'n'roll, e mais especificamente do heavy metal.

A carreira de Dio foi uma das mais brilhantes de todo o rock'n'roll. Desde o seu início no Elf, passando pelo Rainbow e pelo Black Sabbath, participando de verdadeiras obras-primas como o Rising (1976) e o Heaven and Hell (1980). Culminando na sua gloriosa carreira solo, onde Dio mostrou todo o seu potencial em relíquias como o Holy Diver (1983).

Nos anos 90 Dio continuou com a sua carreira solo e por volta de 2008, juntou-se novamente com seus ex-companheiros de Black Sabbath e formou o Heaven and Hell, banda a qual dedicou todo o seu tempo até ser diagnosticado o cancer que acabou por tirá-lo deste mundo em maio de 2010.

Esse "Pure Rock", de todos os que fizemos, é o mais merecido pela pessoa homenageada. Então, sem prolongar muito, vamos à nossa homenagem a um dos maiores vocalistas de todos os tempos.

#1 - Rainbow - Tarot Woman (Rising, 1976)
Começando logo com um grande clássico da banda que lançou Dio no circuito mundial do rock'n'roll. O Rainbow é uma das melhores bandas que eu já escutei, e boa parte disso é devido aos vocais de Dio. O Rising (1976) é apontado como um dos melhores álbuns de todos os tempos, e essa música é a sua abertura.

#2 - Heaven and Hell - Bible Black (The Devil You Know, 2009)
Como informado anteriormente, nos anos 2000, Dio se juntou a seus colegas de Black Sabbath e formou o Heaven and Hell, após sair em turnê, só executando clássicos do Black Sabbath, a banda decide entrar no estúdio e gravar um álbum com músicas inéditas. O resultado disso tudo foi o The Devil You Know (2009). O que mostra que mesmo com quase 40 anos de carreira, a capacidade de composição desses caras não enferrujou nem um pouco.

#3 - DIO - Rainbow in the Dark (Holy Diver, 1983)
Ingressando agora na carreira solo de Dio, logo com o seu álbum de estréia, Holy Diver (1983). Eu gosto de todo o álbum, mas Rainbow in the Dark é uma música que mostra um pouco da influência do Rainbow e do Black Sabbath juntos na carreira solo de Dio.

#4 - DIO - Dream Evil (Dream Evil, 1987)

Dream Evil é mais um clássico da carreira solo de Dio. O Holy Diver (1983) contribuiu muito para o crescimento de Dio no circuito do rock'n'roll, nos anos 80 a banda DIO era considerada como "grande", estando no mesmo patamar de bandas como o Iron Maiden ou AC/DC. O Dream Evil (1987) foi mais um ponto alto da carreira de Dio. Na turnê desse álbum, DIO chegou ao festival Monsters of Rock, como um dos cabeças de cartaz.

#5 - Black Sabbath - Children of the Sea (Heaven and Hell, 1980)
Esse para mim é o auge da carreira de Dio, o Heaven and Hell (1980) foi um dos melhores álbuns que já escutei, já disse isso muitas vezes nesse blog. Children of the Sea é minha música favorita do álbum, não só pelo instrumental, que é sensacional, mas pela letra também. E como Dio nos diz na letra de Heaven and Hell: "O fim é apenas o começo". Então, nada melhor do que terminar a nossa jornada pela carreira de Ronnie James Dio com o começo de tudo, com a música que incluiu de vez ele na história do rock'n'roll pesado. Essa versão é justamente do último show da vida de Ronnie James Dio, logo após esse show foi diagnosticado a sua doença e ele deixou os palcos. O show está registrado no DVD Neon Nights.

LONG LIVE RONNIE JAMES DIO!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário