sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nós também fazemos covers pt. I

Para começar, você sabe o que é um cover? Vamos imaginar a seguinte situação: você tem uma banda. No meio dos ensaios você decide tocar junto com a sua banda uma música da sua banda favorita, em outras palavras, a sua banda irá tocar um cover. Não está muito bem explicado, mas imagino que deu para entender.

Se você pensou que quem faz cover é quem não sabe compor, está muito enganado. Até as maiores das bandas incluem covers em seus shows. O objetivo desta série de postagens é compartilhar um pouco disso tudo com vocês.

Um dos mais famosos covers no mundo do rock'n'roll é o de Diamonds and Rust, de Joan Baez, pelo Judas Priest. Desde o começo dos anos 80 o Judas inclui essa música em seus shows, e o que acho interessante é que o Judas Priest pegou a versão folk de Joan Baez e adicionou um peso que só os "Deuses do Metal" conseguem.

Segue abaixo a versão original de Joan Baez:



O Blackmore's Night, projeto folk do "Zé Lezin" do rock'n'roll, Ritchie Blackmore (Deep Purple e Rainbow). Também executou Diamonds and Rust, mas só que de uma forma mais fiel à original:




Por fim, veja o Judas Priest executando Diamonds and Rust:




Para quem escutou tudo, de qual você gostou mais? É interessante ver como cada banda modela a música, você pode notar isso facilmente nas versões. A música é a mesma, mas a magia por trás dela é diferente.

Bom, essa foi a primeira postagem da nossa série, e até a próxima com mais covers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário