segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dedicado à Sfinge

logo da Sfinge.
Ultimamente alguns web-leitores têm me cobrado uma postagem sobre a Banda Sfinge, e então decidi fazê-la. Mas, o que falar? Em que contexto encaixá-los no universo rock'n'roll? Essas perguntas não precisam de respostas, não para eles.

Ainda era uma criança, correndo pelas ruas de Mossoró/RN, quando comecei a escutar os primeiros acordes de um instrumento musical. Ali, bem perto da minha casa, alguns caras sempre se reuniam e tocavam algumas músicas do Europe e Cranberries, até então não fazia a mínima idéia do que eram essas bandas. As vezes chegava a me aproximar do local do ensaio, tentando ver algo, mas acabava nunca entrando. A banda chegou a fazer shows, assisti somente em vídeo, nunca tive a oportunidade de presenciar um,  na ocasião a banda era composta por Robinho (vocal e baixo), Schumeiker (guitarra) e Pedro (bateria). Depois de certo tempo a banda encerrou as atividades e pouco tempo depois, quis o destino que eu despertasse o interesse musical e começasse a tocar violão.

Os primeiros acordes no violão foram justamente as músicas que eu escutava a Banda Sfinge tocar, e lembro que foi uma satisfação muito grande sentar e tocar essas músicas junto com Schumeiker (quem me ensinou os primeiros acordes no violão), Kael e Diego. Mais adiante na história, acabei indo morar em Natal/RN, e ano passado recebi a grande notícia de que, depois de 8 anos (eu acho), a Sfinge estaria de volta. Desmarquei tudo o que eu tinha para fazer em Natal/RN para poder assistir o show da volta em Mossoró/RN, e melhor, tive a honra de executar duas músicas com eles no palco, um velho sonho de infância. Robinho e Schumeiker recrutaram Yuri (baixo), Kleber (guitarra) e Kecinho (bateria) nessa nova jornada da banda, e posso dizer que a banda hoje está melhor do que nunca, cada vez que assisto eles me surpreendo cada vez mais.
Banda Sfinge (da esquerda para a direita): Kleber, Robinho, Yuri, Schumeiker e Kecinho.
A sonoridade da Banda Sfinge é um autêntico hard rock, eles executam desde Europe e Scorpions, até Bon Jovi. Grandes bandas com grandes músicas, que parecem ganhar vida quando a Sfinge brilhantemente as executa. Acho que a maioria das pessoas que está lendo não tem noção do que esses caras podem fazer, se tiverem curiosidade basta dá um pulo em Mossoró/RN e presenciar um show deles, é uma experiência muito marcante.

Em uma das minhas conversas com a banda, eu propus que eles começassem a compor músicas hard rock, até me dispus a ajudar, seria muito interessante ver músicas novas explorando mais o potencial da banda, mas a idéia ainda não evoluiu.

De qualquer forma, gostaria de fazer essa homenagem a essa banda que foi uma das responsáveis por tudo que tenho hoje. Porque se não fosse o interesse despertado enquanto ainda era criança pela música, acho que hoje não existiria o Rock'N'Prosa, o Rentry e nem estaria compondo músicas para um novo projeto progressivo, chamado "Folie a Deux".

Enfim, web-leitores, eis a Banda Sfinge:

2 comentários:

  1. Obrigado victor....prabéns...me emocionei ...adorei o post...
    Schneider

    ResponderExcluir
  2. NAO COSTUMO COMENTAR, MAS CONFESSO Q ME EMOCIONEI...
    TOCAMOS NO DECKY BAR RESTAURANTE EM NATAL...
    MAIOR SUCESSO LA TBM...
    BRIGADO POR TUDO...
    ROBINHO

    ResponderExcluir