quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prosa Rock: O Fantástico Mundo das Guitarras pt. II

Continuando com o nosso "Fantástico Mundo das Guitarras", vamos agora entrar no mundo de mais um grande fabricante, a Fender.
logo da Fender.
A Fender foi fundada em 1946, por Clarence Leonidas Fender (mais conhecido como "Leo" Fender), na Califórnia, e foi a primeira empresa a produzir guitarras em série. Apesar de muitas outras empresas (ou até mesmo luthiers) produzirem guitarras desde o começo dos anos 20, a Fender foi a primeira empresa a conseguir sucesso comercial com a venda de instrumentos musicais.

Além da produção de guitarras, o que realmente influenciou no crescimento da Fender foi a produção de baixos. O modelo Precision foi o primeiro baixo produzido em série e é até hoje o favorito de músicos do heavy metal ao jazz. E também, a Fender revolucionou o mercado de amplificadores, produzindo a sua linha mundialmente conhecida, frontman.

Mas, não vamos perder o nosso foco. A Fender só produziu dois modelos de guitarra, mas esses dois modelos foram o suficiente para levar o nome da empresa onde quer que ela fosse.

A guitarra mais famosa da Fender, e uma guitarra tão famosa como a Les Paul (da Gibson), é a Stratocaster. A "Strato", como é conhecida, foi desenhada por "Leo" Fender em 1954, e é até hoje o produto mais vendido da Fender, e o modelo mais copiado entre os demais fabricantes.


Fender Stratocaster.

A Stratocaster possui corpo duplamente cortado e topo largo, de forma a oferecer uma maior estabilidade ao guitarrista enquanto ele está em pé, algo que não acontece com o modelo SG da Gibson, por exemplo. Esse formato foi considerado revolucionário na época, porque contradizia tudo o que era conhecido em termos de produção de guitarra.

David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, e sua Stratocaster.
Em termos de sonoridade, a Stratocaster possui um som mais limpo, ideal para guitarristas de blues ou que gostam muito de solos. Outro destaque dessa guitarra, para mim, é o conforto. De todas as guitarras que tive oportunidade de tocar, a Stratocaster da Fender foi uma das melhores, em termos de postura do corpo e conforto para os braços.

Assim como a Les Paul tem muitos adeptos, a Stratocaster tem os seus. Usaram essa guitarra somente: Eric Clapton, George Harrison, David Gilmour, Jimi Hendrix e Yngwie Malmsteen, só para citar alguns.

Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
 O segundo modelo mais conhecido da Fender é a Telecaster. Me disseram uma vez que a Telecaster foi uma tentativa da Fender de copiar a Les Paul, e se aproveitar do seu sucesso. Mas, acho que ocorreu o inverso, a Telecaster foi produzida 5 anos antes da Les Paul. Mas, como dizem nos livros: "Quem conta a história é quem vence a batalha". E todos sabemos que a Les Paul é uma guitarra superior à Telecaster em todos os aspectos.


Fender Telecaster.

A Telecaster entrou para a história como a primeira guitarra a ser produzida em série, e a primeira guitarra produzida pela Fender. Não conheço muito sobre a sua sonoridade, e uma vez vi uma foto de George Harrison com ela. Outro usuário da Telecaster é Bruce Springstein.

George Harrison, um dos grandes "culpados" por tudo que temos hoje.
Assim como os modelos da Gibson, a Fender também possui seus modelos customs. O que movimenta ainda mais o mercado da música.

Bruce Springstein e sua Telecaster.
Bom, essa foi a segunda parte do "Fantástico Mundo das Guitarras". Em virtude dos comentários gerados na primeira parte, ampliaremos essa série a três postagens. Então, até a próxima e última parte do "Fantástico Mundo das Guitarras", onde iremos falar sobre os novos fabricantes: Jackson, ESP e Ibanez.

4 comentários:

  1. Só não entendí a frase:

    George Harrison, um dos grandes "culpados" por tudo que temos hoje.

    Deveria ser contrário:
    "Apenas 1, do grupo que revolucionou o mundo com suas incríveis músicas."
    Obrigado
    Extremaonline

    ResponderExcluir
  2. Extremaonline, obrigado pela sua participação.
    Sou grande fã dos Beatles, e foi justamente isso que eu tentei dizer quando falei "um dos...".

    Não querendo desprezar os outros integrantes, mas em se tratando de instrumental, George Harrison foi o maior dos Beatles, até onde eu li, os grandes riffs foram compostos por ele.

    E a revolução causada pelos Beatles é imensurável, não sei o que seria da música hoje se eles não tivessem existido.

    ResponderExcluir
  3. "E todos sabemos que a Les Paul é uma guitarra superior à Telecaster em todos os aspectos."

    Amigo, me desculpa o termo, mas você falou merda literalmente .

    Não há esse tipo de comparação entre guitarras, na verdade, todas as guitarras tem pontos fortes e pontos fracos e sem dúvida a Telecaster é o modelo junto a strato mais tradicional e "funcional" já criado .
    Versatilidade 10 a zero em qualquer guitarra fabricada pela gibson .

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só expressei minha opinião, acho que puxei um pouco o saco da Gibson porque sou fã, e também não vou muito com a cara da Telecaster, mas talvez tenha exagerado um pouco na colocação.

      Enfim, muito obrigado pela participação e o ambiente do blog está aberto para discussão.

      Abraço.

      Excluir