sábado, 30 de abril de 2011

Mãos que representam o metal


Abrindo o nosso mês de homenagens a Ronnie James Dio, vamos falar sobre o símbolo mais importante da história do heavy metal, e não sei como chamá-lo, mas todos sabem qual é.
O símbolo universal do metal.
Mas, qual a relação desse símbolo com Dio? Tudo. Dio foi a primeira pessoa a usá-lo em seus shows e com o tempo os fãs também passaram a usar. No decorrer dos anos 80, esse gesto com as mãos ficou conhecido como o símbolo universal do metal.

O engraçado é que a maioria das pessoas não sabem o que ele de fato significa. Se fizermos uma pesquisa agora, tenho certeza que 99% das pessoas vão dizer que isso representa os chifres do demônio, que infelizmente esteve associado ao metal em geral ao longo de toda a sua história, o que acho muito errado, mas isso é tema para outra postagem.

Ronnie James Dio e a sua marca registrada.
Os "chifrinhos" (ou como preferirem chamar), segundo Dio, significam uma proteção contra o mal. Ele disse em uma entrevista que a sua avó costumava fazer esse sinal como uma forma de afastar todo o mal ao redor, e Dio decidiu incorporar isso nos seus shows, como a sua marca, o que acabou por imortalizar o gesto.

Portanto, cada vez que você for a um show e se deparar com esse símbolo, saiba que o grande responsável por ele foi Dio. E como uma forma de prestar a nossa homenagem, vamos fechar cada postagem relacionada a Dio com uma música sua. Fiquem agora com Don't Talk to Strangers, do álbum Holy Diver (1983):

Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    apenas um complemento para essa postagem. Recentemente, enquanto assistia o seriado Roma, da HBO, me deparei com esse símbolo. Enquanto um dos personagens falava algo ruim para outro, ele com as mãos para trás, fez esse símbolo. No seriado também apareceu outro personagem usando um colar, algo como um "crucifixo", mas ao invés da cruz, os "chifrinhos" estavam presentes como pingente.

    Então, o que a avó de Dio falou tem um pouco de fundamento sim, desde o Império Romano, não sei se isso já era usado antes pelas "religiões pagãs" ou se começou nessa época.

    ResponderExcluir