quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pure Rock: Brasil anos 80


Voltando com força total com "Pure Rock" no Rock'N'Prosa, o lugar onde você encontra o rock'n'roll no seu mais alto grau de pureza. Decidi hoje voltar um pouco no tempo e falar sobre o rock no Brasil nos anos 80. Eu não tenho muita autoridade nesse assunto, pois li muito pouco, mas vou usar o pouco que sei para contemplar toda essa geração.

Quando eu penso em rock no Brasil nos anos 80 a primeira coisa que me vem à cabeça é a Ditadura Militar, tema favorito de quase todas as bandas. Então, sem perder tempo, vamos ao nosso "Pure Rock".

#1 - Capital Inicial - Veraneio Vascaína (Capital Inicial, 1986)
Começando logo com o maior clássico da "era militar" no Brasil. Uma música que abertamente critica o comportamento rígido exercido pelos donos do poder, os militares. O nome "Veraneio" está ligado ao veículo utilizado pela polícia da época, fabricado pela Chevrolet e "Vascaína" às cores da mesma (cores do Clube de Regatas Vasco da Gama). O que gosto dessa época é a criatividade das músicas, porque as críticas eram implícitas, nunca eram abertas. Um fato histórico aconteceu em 2008, quando o Capital Inicial realizou um show na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, e executou essa música em frente ao mesmo prédio que proibiu a execução dela nas rádios na época. Esse momento foi registrado no DVD Capital Inicial em Brasília (2008): 


#2 - Titãs - Bichos Escrotos (Cabeça Dinossauro, 1986)
Falar de rock brasileiro e não falar de Titãs é o mesmo que falar de futebol e não citar Pelé. A carreira do Titãs nos anos 80 é fantástica, um álbum bom atrás do outro. Nos anos 90 eles não foram tão bons, mas ultimamente têm surpreendido com uma sonoridade voltada para o passado. Bichos Escrotos é uma das minhas favoritas de todas as músicas deles e fala sobre "bichos" que contaminam a sociedade, uma temática bem profunda se formos analisar. Destaque para o épico grito "Vão se f#%$*!!"



#3 - Os Paralamas do Sucesso - Fui eu (O Passo do Lui, 1984)
Mais outra referência do rock nacional nos anos 80. O Paralamas do Sucesso veio com uma abordagem mais "leve", quando comparado com Titãs e Capital Inicial, incorporando um pouco de reggae nas suas músicas. Eles chegaram a tocar no Rock In Rio I, em 1985, o que deu uma grande alavancada na carreira deles. Um acidente quase vitimou o mentor Hebert Viana, mas não foi o suficiente para fazer a banda parar, e eles hoje ainda continuam detonando todo o Brasil com sua excelente música.


#4 - Sepultura - Beneath the Remains (Beneath the Remains, 1989)
Indo para o lado mais pesado do rock nacional, temos o Sepultura, banda que praticamente apresentou o rock brasileiro ao resto do mundo. Beneath the Remains é o título do segundo álbum deles e traz todo o peso e agressividade que deixou a banda famosa em todo o mundo. A formação original hoje não existe mais, mas o Sepultura continua detonando todo o mundo com o seu rock pesado.


#5 - Viper - Living for the Night (Theatre of Fate, 1989)
Encerrando com um dos maiores clássicos do rock pesado nacional. O Viper foi uma banda formada por Pit e Yves Passarell, que hoje estão no Capital Inicial e lançou o grande vocalista André Matos. Os álbuns Solders of Sunrise (1987) e Theatre of Fate (1989) são duas relíquias, com excelentes músicas. Living for the Night é o maior clássico do Viper e música amplamente cantada pelo público quando executada em shows. Nada melhor do que encerrar essa viagem de volta aos anos 80 no Brasil com ela.

Espero que tenham gostado desta viagem, e até o próximo "Pure Rock" com muito mais rock'n'roll. 

2 comentários:

  1. É, faltou um pouco mais de conhecimento da cena rock da época. Mas valeu o esforço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação. É, realmente li muito pouco sobre a cena brasileira, e também, nasci no final dos anos 80, não vivi de fato a revolução que foi o rock brasileiro oitentista.

    Eu estou pensando em fazer uma segunda parte para essa postagem, se tiver alguma sugestão pode colocar aqui no blog ou enviar para victorwfreire@gmail.com

    \,,/

    ResponderExcluir