quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quando o mundo se uniu em uma música

No ano de 1985, o mundo todo se uniu usando um forte instrumento para ajudar as vítimas da fome da África. Os artistas mais consagrados se uniram a Michael Jackson e executaram, o que acabou por virar um grande clássico, a música We are the World. Na gravação original estão presentes grandes artistas da época como o próprio Michael Jackson, Willie Nelson, Lionel Ritchie, Ray Charles, entre outros.

Pôster do Live Aid, com o line-up completo das atrações.

O lançamento da música foi acompanhado por um grande festival, o Live Aid. O festival aconteceu ao mesmo tempo em Londres e em Nova York e contou com as ilustres presenças de bandas como Duran Duran, Judas Priest, Black Sabbath e Queen, que realizou um dos melhores shows de toda a sua carreira nesse festival. Uma história interessante sobre o show do Queen é que a banda estava quase encerrando suas atividades, quando eles decidiram tocar no Live Aid, o show foi tão emocionante que enquanto eles tocavam Radio Ga Ga, um empresário ligou para os telefones da campanha de arrecadação do festival e doou 1 milhão de dólares.

Freddie Mercury, vocalista do Queen, no estádio Wembley, em Londres.

Mas, o que muita gente não sabe é que a campanha para ajudar a África não ficou somente restrita ao Live Aid. As bandas de heavy metal, que eram o segmento que mais crescia na música nos anos 80, se juntaram sob a liderança de Ronnie James Dio e comporam sua música tema para a campanha de ajuda à África. O projeto foi chamado de Hear'N'Aid (traduzindo para o português temos algo como "escute e cure").

Dio convidou representantes de todas as grandes bandas da época e gravou a música Stars. Além de Dio, marcaram presença na música grandes nomes como Rob Halford, vocalista do Judas Priest, Geoff Tate, do Queensryche, Kevin DuBrow, do Quiet Riot, Eric Bloom, do Blue Oyster Cult e Jon Dokken, do Dokken, só para citar alguns. Todas essas bandas em seu auge.

Capa do single Stars, do projeto Hear'N'Aid.

Entre os guitarristas convidados estão presentes Adrian Smith e Dave Murray, do Iron Maiden, Eddie Ojeda, do Twisted Sister e Yngwie Malmsteen, só para citar alguns também.

A música Stars é uma verdadeira obra-prima, e para mim foi uma verdadeira surpresa quando encontrei esse vídeo, porque não sabia que músicos de heavy metal haviam se juntado nos anos 80 para ajudar o mundo, para mim todos estavam sempre muito ocupados com suas turnês intermináveis.

Por fim, só nos resta apreciar esse grande clássico:


Nenhum comentário:

Postar um comentário