sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma pequena pausa no rock


Como diz o livro sagrado do catolicismo: "Nem só de pão viverá o homem". Muita gente pensa que passo o dia vivenciando o rock'n'roll, mas isso não é bem verdade, passo a maior parte do dia escutando outras escolas da música.

Faz tempo que pensava em compartilhar isso com vocês, mas não encontrava uma forma, porque o Rock'N'Prosa é um blog de contos do rock, por que eu iria falar sobre MPB ou música lírica?

Acima de tudo rock é música, e música deve ser respeitada em todas as suas vertentes. Então, pensando nisso foi que decidi fazer uma pequena pausa no rock nessa série de postagens.

Ultimamente tenho descoberto muitas bandas novas e bandas boas, diga-se de passagem. Vou começar a nossa série pela última banda que descobri.

Estava ontem em uma loja de produtos naturalistas, especializada na cultura hindú, e escuto uma melodia muito agradável, misturando música celta com o canto lírico. Me senti na obrigação de perguntar que banda era aquela, foi aí que fui apresentado a Loreena McKennit.
Loreena McKennit com a sua harpa, apenas um de seus instrumentos.
Loreena McKennit é uma cantora lírica e multi-instrumentista canadense. Ela mistura o new wave, com a música celta e elementos da música hindú. Apesar de sua carreira longa (25 anos aproximadamente), essa foi a primeira vez que ouvi falar dela, mas já despertou o interesse pelo seu trabalho.

A música celta tem muita relação com o rock, temos por exemplo o Blackmore's Night, projeto do Ritchie Blackmore com Candice Night. No lado mais pesado temos o Eluveitie e aqui no Brasil o Tuatha de Dannan. Todas essas bandas tem em comum a mistura do rock com a música celta, e não nego que essa é uma das minhas escolas favoritas do rock'n'roll.

Voltando à nossa peça central. Para minha surpresa, no decorrer da minha pesquisa encontrei que Loreena McKennit tem um álbum de ouro no Brasil, o The Visit (1991), sinal de que ela é familiar para o público brasileiro. O seu trabalho mais recente é o The Wind That Shakes the Barley (2010) e mais um álbum ao vivo fará parte da sua discografia, o Troubadours on the Rhine (2012).

Para finalizar, vou deixar vocês com a música com a qual Loreena McKennit foi apresentada a mim, The Mummer's Dance:




3 comentários:

  1. Victorr, mentira sua! Você passa o dia vivenciando rock sim! uidhuidhudihduhd :P brincadeira! sempre gosto das dicas que vc dá! nunca sei classificar nada, mas acho que essa união rock'n'roll + música celta/estilo celta sei lá, super combina.. :)

    ps: gosteiii da Loreena, vou escutar mais! :*

    ResponderExcluir
  2. A Loreena é MARAVILHOSA!!!
    Mal posso esperar até outubro pra ve-la aqui em SP.
    A voz dela é um ABSURDO de maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Bom show lá, Andressa. Aqui só me resta a esperança de um dia ela subir para o Nordeste. Deve ser uma experiência musical única.

    ResponderExcluir