quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Para onde foi o Rock In Rio?


Para começar, eu não era nem nascido quando foi realizada a primeira edição desse festival, em 1985, e nem sabia o que era rock'n'roll quando a segunda edição, em 1990, foi realizada. Mas, o que aconteceu com o Rock In Rio?

Como o nome sugere, a proposta do festival era trazer bandas de rock'n'roll para tocar no Brasil, o que não era muito comum na época. E foi assim até as demais edições, a terceira um pouco menos, mas mesmo assim grandes nomes do rock'n'roll estiveram presentes. O que foi acontecendo ao longo dos anos é que a febre mundial pelo rock'n'roll foi sofrendo uma mudança e o Rock In Rio meio que acompanhou tudo.

O festival hoje pode ser chamado de tudo, menos de "rock". Porque um festival que já contou com AC/DC, Scorpions, Queen e Iron Maiden em seu line-up, hoje conta com Rihanna e Cláudia Leite. Peraí, né?!

Dizer que o rock morreu e que o público não é o mesmo de antes é uma tremenda mentira, a prova disso é o festival Wacken Open Air que ocorre todos os anos na Alemanha, 80.000 pessoas de todo o mundo passam por dia no festival e seus ingressos acabam em poucos dias de venda. Além do Wacken, festivais como o Graspop Metal Meeting (na Bélgica) e até mesmo o Sonisphere (em toda a Europa), continuam com a velha bandeira do rock'n'roll e continuam sendo sucesso.

O que acontece é que o festival vive hoje do nome criado no passado, graças aos acordes dos grandes nomes que passaram pelo Palco Mundo. De forma alguma quero destruir o festival, muitos momentos históricos aconteceram nele, como por exemplo, o melhor show da história do Iron Maiden (na minha opinião) foi o do Rock in Rio em 2001, show que foi registrado no álbum ao vivo Rock In Rio (2002).

Infelizmente eu não consigo responder à pergunta que fiz no título da postagem, não sei o que fizeram do festival, talvez transformaram-o em um negócio muito lucrativo e só, visaram o dinheiro e esqueceram do rock'n'roll.

Enfim, de qualquer modo, todos os ingressos já foram vendidos para a edição desse ano e o sucesso do festival não foi questionado em momento algum. Só queria ter a chance de presenciar o verdadeiro "Rock In Rio" um dia. 

Sonhemos...

10 comentários:

  1. Imagino sua cara de indignação iudhuidhuidhdu
    Rpz, olhe eu acho que virou algo puramente comercial. A ideia é atrair o maior número de pessoas e pronto!! :/
    Pra onde foi eu não sei, mas pra onde não foi é que é uma pena, lamentavel..Claro que ainda tem muita coisa boa né? Queria tanto ir pra Cold play :/

    ResponderExcluir
  2. Esse meu relato foi mais olhando para o lado ruim, eu sei. Mas, eles ainda deixam um pingo de rock, esse ano tem Metallica, Angra, Sepultura, o que é legal. O chato é ter esses "intrusos", esses "Carlinhos Brown" da vida, sabe?

    Lembra que colocaram ele no Rock In Rio 3, no mesmo dia de Guns'N'Roses, vaiaram muito ele, jogaram garrafas e tudo o mais. Até Coldplay ainda vai, ainda considero como rock, mas Rihanna, Ivete Sangalo...aí é pesado!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz foi como eu falei uma vez numa discussão sobre o mesmo assunto, o rock in rio eh feito para jovens, so vai tocar o que os jovens gostam, e o que eles gostam eh uma merda, se vc nao gostou das bandas vc nao eh mais jovem e fim. Triste mas eh assim.

    ResponderExcluir
  4. Cara...disse tudo!! Isso foi mais um desabafo sobre tudo, sobre o que o festival se tornou.

    ResponderExcluir
  5. rock in rio bom foram os de '85 e '91, 2001 foi legal pq tinha o Iron Maiden, mas tbm não vi o line-up desse rock in rio. esse rock in rio de agora tinha que se chamar de axé in rio, pop in rio, palhaçada in rio, menos Rock in Rio

    ResponderExcluir
  6. Estão falando que as pessoas que conpraram ingresso vipe vam de ABADA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, tá na cara que de Rock esse festival não têm nada, mas acho que eles deveriam ter a decência de mudar o nome. Já morei no Japão e fui em muitos festivais lá e eles não tinham essa "pretensão" de chamar os festivais, de "festival de rock", como o Rock in Rio, por exemplo, eles simplismente davam um nome diferente, pois tinham artistas de diferente estilo musical. O negócio é desencanar e curtir o "rock" in rio sem pensar muito no nome ou curtir as bandas em seus shows próprios.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, muito obrigado pela participação de vocês. E é isso mesmo, o fato de se chamar "rock in rio" é histórico, e cheguei até a postar outro texto sobre festivais, e falei justamente isso.

    Os festivais hoje viraram um negócio lucrativo, e para assegurar o lucro os empresários estão trazendo qualquer coisa, tipo, entre trazer Ozzy Osbourne ou Beyoncé, por exemplo, é mais seguro trazer esta última, porque a segurança de "casa cheia" é bem maior.

    E, como falei antes, o festival está aí e apesar dos intrusos ainda teremos Metallica, Sepultura, Korzus...ou seja, o rock de verdade ainda está representado, meio que em minoria, mas, está lá.

    ResponderExcluir
  9. O conceito de rock é agitar e não musica. O dono da marca vem tentando explicar isso de 1985. Por se tratar de um produto de exportação que quer atrair bandas para partcipar e publico para conquistar, o termo é bem aplicado.
    Desde o primeiro festival a salada já era como é em qualquer festival notoria.
    No primeiro lembre havia moraes moreira e acdc
    james taylor e blitz, alceu valença e scorpions. Enfim vai se informar.

    ResponderExcluir
  10. Mas, Alceu e Moraes Moreira são figuras respeitadas, é diferente. Se tivessem colocado Zé Ramalho ao invés de Cláudia Leite, vaias não teriam sido ouvidas, porque Zé é uma figura respeitada.

    O que quero dizer é que ainda não digeri o fato de terem incluído axé no festival. Variedade é bom ter, mas acho que erraram ao incluir esse estilo.

    ResponderExcluir