terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prosa Rock: Um rock mais que clássico

Nenhum estilo esteve mais ligado à música clássica do que o rock'n'roll. Várias bandas já fizeram projetos com orquestras e produziram verdadeiras sinfonias pesadas, por assim dizer.

Tudo começou ainda nos anos 70, enquanto um grupo levava o rock'n'roll para o lado mais extremo, outro decidiu adentrar no lado clássico, como foi o caso do Rainbow. Mas, tudo ainda era feito de forma "acanhada", o peso da guitarra ainda era o principal componente, o que mudava era que bandas como o Rainbow, incorporavam o som do teclado em suas músicas.

Isso meio que foi esquecido nos anos 80, mas nos anos 90 a música clássica voltou a atacar o rock'n'roll. Com o surgimento do black metal, na Noruega, mais uma vez algumas bandas optaram pelo lado extremo, já outras pelo lado sinfônico, como foi o caso do Dimmu Borgir. Pela primeira vez uma banda de rock incorporou elementos de música clássica em suas músicas, bem, isso já havia sido feito antes com os Beatles, mas, bandas como o Dimmu Borgir colocaram a orquestra em primeiro plano, como um elemento chave da música.
Shagrafh (vocalista do Dimmu Borgir). Um dos precursores do "metal sinfônico".
Ainda no início dos anos 90 surgiu o Nightwish, banda finlandesa que incorporou vocais líricos em suas músicas, da brilhante vocalista Tarja Turunen. Era a primeira vez que uma banda desse tipo aparecia no mundo rock'n'roll, e o próprio Nightwish foi o precursor de bandas como o Within Temptation e o Epica, bandas com vocais líricos femininos.
Tarja Turunen em um show do Nightwish.
O que todas essas bandas tinham em comum era a inclusão da música clássica em suas composições, com elementos de ópera, variando desde vocais limpos (como o Nightwish) até vocais mais rasgados (como o Dimmu Borgir). O que acho bastante interessante nessas bandas é a perfeita união entre música clássica e rock, além de elementos de orquestra e vocais líricos, as bandas chegam até a incorporar canto gregoriano em suas músicas, o que claro, deixa a música ainda mais rica musicalmente e agradável para os ouvidos.

E com relação ao canto gregoriano, ninguém fez isso melhor do que os suecos do Therion, que se auto-intitulam "metal sinfônico". Sempre que possível a banda inclui corais nos seus shows, assim também como um orquestra, é claro.
Coral de "Canto Gregoriano" em um show do Dimmu Borgir.
Essas bandas sempre foram um pouco limitadas pelo lado econômico, porque é muito caro contratar uma orquestra e um coral para todos os shows, mas ultimamente elas têm realizado o seu "sonho" e estão fazendo shows como querem. Há 2 anos atrás o Therion lançou The Miskolc Experience (2009), um show onde a banda interpretou músicas dos compositores clássicos e clássicos do Therion, isso tudo acompanhado de um grande coral e uma magnífica orquestra. Agora em maio o Dimmu Borgir também gravou um show com coral e orquestra, que será lançado em DVD próximo ano, assim espero.
show do Therion com orquestra e coral.
O que gostaria de ressaltar é que não é à toa que dizem que fãs de rock e de música clássica se parecem, os estilos estão muito ligados, acho que o próprio Mozart toparia realizar uma parceria com essas bandas e compor um "concerto rock", já imaginou isso? seria, no mínimo, algo curioso para se ver.

Poucas bandas hoje aderem a esse estilo, mas, o lado bom é que as bandas que começaram no final dos anos 80 e início dos anos 90 estão hoje no seu auge, realizando seus shows na dimensão desejada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário