quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nordeste é Brasil


Nesse ano e no passado o Nordeste está passando por uma grande seca, com a chegada, finalmente, das chuvas, o povo que habita o sertão pode voltar a ter esperança. Esperança de plantar, produzir, sobreviver. É como já dizia o velho ditado: "Não existe alegria maior do que chuva no sertão". Ela aumenta a auto-estima das pessoas, traz alegria aos olhos quando vêem os açudes cheios, o mato novamente verde.

Em se tratando de Nordeste, não existe cultura mais rica no mundo. A semente plantada por Patativa do Assaré e cantada por Luiz Gonzaga renderam muitos frutos em diversos ramos da música, inclusive no rock'n'roll. Falar do sertão é falar de raízes, é falar de onde viemos e onde vivemos.

Essa fusão entre Nordeste e rock sempre atiçou minha curiosidade, não é para tanto que ainda pretendo fazer composições nesse sentido. Essa bandeira levantada (principalmente) pelo Zé Ramalho, cativou até o Andreas Kisser, do Sepultura. Além da versão de Dança das Borboletas, composição já conhecida do Zé, a fusão rock e Nordeste foi imortalizada no projeto solo do Andreas Kisser, Hubris I & II (2009), na composição Em Busca do Ouro. Guitarras distorcidas em um universo Nordeste.

Continuando ainda com o nosso profeta, não é verdade quando digo que a fusão do Nordeste com o rock ocorre apenas em um sentido. Zé Ramalho fez uma releitura de uma das minhas músicas favoritas dos Beatles em uma versão forró. Transportando o universo "George Harrison" para o universo "Luiz Gonzaga". Não precisa nem dizer o resultado disso.

Como comecei falando sobre raízes, é para elas que voltamos. Para terminar essa jornada Nordeste-Brasil, vou deixar vocês com o som de um mossoroense, que descobri só recentemente. O trabalho do Artur Soares é riquíssimo musicalmente. Suas composições em Bodoque (2012), conseguiram pegar essa essência do "rock nordestino", juntar a sanfona a um som distorcido leve de guitarra, sem de fato rotular as músicas como "rock". Não é à toa que fiz questão que esse álbum fizesse parte da minha coleção.



É isso, web-leitores, espero que tenham curtido essa pequena jornada pelo universo nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário