quarta-feira, 13 de março de 2013

Tinha que escrever sobre isso



Hoje cedo fui surpreendido pela notícia de que o ex-baterista do Iron Maiden, Clive Burr, morreu enquanto dormia. Há muito tempo ele sofria de esclerose múltipla e já andava de cadeira de rodas.

Meu primeiro contato com o Iron Maiden foi no DVD "bootleg" 12 Wasted Years (lançado originalmente em VHS nos anos 80), e a figura de Clive Burr aparece logo de cara na execução de Children of the Damned. Como o  The Number of the Beast (1982) foi o meu segundo álbum de metal, fui escutando o "Iron Maiden antigo" tendo a referência inicial dele na bateria.

Clive gravou 3 álbuns com o Iron Maiden: Iron Maiden  (1980), Killers (1981) e The Number of the Beast (1982), sendo substituído por Nicko McBrain antes do lançamento do Piece of Mind (1983). Seu estilo de tocar era único, impondo uma rítmica bem características nas músicas. Não estou aqui dizendo que ele foi o melhor baterista que passou pelo Maiden, Nicko McBrain merece todo o crédito por isso, mas até hoje, nunca tocaram Murders in the Rue Mourgue e Run to the Hills como ele.

De sua carreira, sempre lembrarei do Beast Over Hammersmith, um dos melhores shows da carreira do Iron Maiden, que imortaliza a figura de Clive na bateria do Iron Maiden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário