quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O último voo de uma era


Há exatos 34 anos um acidente de avião dizimou quase por completo uma das melhores bandas que passaram por esse planeta, o Lynyrd Skynyrd. 

O Lynyrd Skynyrd é uma banda de rock sulista (ou do inglês southern rock) formada nos Estados Unidos nos anos 70, o seu estilo ficou bem caracterizado pela junção do rock'n'roll com a música country americana, muito popular.

Apesar do fim da Guerra Civil, o preconceito entre Norte e Sul continuava grande nos Estados Unidos, algo como o que acontece com o Nordeste no Brasil. Em meio a isso, o Lynyrd Skynyrd cantou sobre as belezas do Sul e o seu povo. Não é à toa que a bandeira dos Confederados está sempre presente em seus shows, ao invés da bandeira americana (ou da União). Nesse período a banda lançou grandes clássicos como Sweet Home Alabama, Simple Man e Free Bird, sendo considerado um dos maiores clássicos da era hippie, época do festival Woodstock.

A tragédia que interrompeu a brilhante história do Lynyrd Skynyrd aconteceu uma semana após o lançamento do álbum Street Survivors (1977). O avião que levava o vocalista Ronnie Van Zant,  o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines, caiu numa floresta na Lousiana, com mais dois integrantes da banda, que sobreviveram ao acidente, o que inclui o guitarrista Gary Rossington. Logo após o acidente a banda acabou e o álbum Street Survivors (1977) foi recolhido. O motivo do recolhimento foi a sua capa, que mostrava todos os integrantes da banda em uma rua em chamas, o que incluía os que morreram no acidente. O álbum foi relançado semanas depois com uma capa diferente, sem as chamas ao fundo.

capa do Street Survivors (1977). Outra curiosidade é que uma chama está envolvendo a cabeça de Steve Gaines (de vermelho) por completo, foi outro motivo para que o álbum fosse recolhido das lojas após o acidente.
capa da versão relançada do Street Survivors (1977). 
Um fato interessante, por assim dizer, acontece quando observamos a história da banda. O álbum Gimme back my Bullets (1976), lançado 1 ano antes do acidente, tem uma música chamada All I Can do is Write About It, uma das minhas músicas favoritas do Lynyrd Skynyrd. Essa música foi escrita por Ronnie Van Zant e fala sobre a vida que ele tinha no interior do Alabama, correndo nos campos e brincando, um grande sentimento de nostalgia. Ele ainda acrescenta que isso tudo estava acabando, porque a urbanização estava chegando ao campo, vagarosamente, mas estava chegando, e o interessante é justamente o refrão da música, onde ele diz: "Eu posso ver o concreto se espalhando devagar, Senhor me tire daqui antes que isso chegue". Coincidência ou não, 1 ano após essa música, aconteceu o acidente que tirou Ronnie Van Zant desse mundo.

A fase Ronnie Van Zant foi excelente, é dela que saem todos os clássicos do Lynyrd Skynyrd. Apesar do encerramento das atividades após o acidente, 10 anos depois, o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant, reuniu os antigos membros da banda e colocou o Lynyrd Skynyrd de volta no circuito mundial do rock'n'roll. Vários álbuns foram lançados e novos clássicos surgiram, como Red, White and Blue e The Last Rebel. Apesar de velhos, eles continuam fazendo shows hoje em dia e virão ao Brasil pela primeira vez agora em novembro, de fato uma grande conquista para o nosso país.
Lynyrd Skynyrd com Johnny Van Zant nos vocais. Destaque para Gary Rossington (à direita), único membro da formação original remanescente na banda e sobrevivente do acidente de avião.
Para homenagear essa grande banda, que sempre pregou a liberdade, vamos encerrar essa postagem com o seu maior clássico, Free Bird, relembrando a formação clássica do Lynyrd Skynyrd:

2 comentários:

  1. Só pra constar: esse papo furado de proconceito contra o nordeste não cola mais. Quem sofre preconceito nesse país é branco de olhos azuis, pagador de impostos, trabalhador da iniciativa privada e heterossexual. O resto é conversa de esquerdopata.

    ResponderExcluir
  2. Eu até concordo, o rumo que o Brasil tomou, ou aliás, que o mundo tomou está levando a esses novos preconceitos. Eu falei do Nordeste porque foi uma forma que achei de associar essa região com o Sul dos Estados Unidos, a terra do Lynyrd Skynyrd.

    ResponderExcluir