terça-feira, 29 de março de 2011

Explorando os limites da música

A música é simplesmente fantástica. Em meio a grandes composições e covers famosos, me apresentaram ontem aos "mashups". Um "mashup" é a junção de várias músicas em uma só, e acabei por ver como existem músicas que se encaixam perfeitamente umas com as outras. Percebi que existe uma nova modalidade de compositores nos dias de hoje, explorando novos limites dentro da música, buscando a essência das músicas antigas e misturando-as em um único som.

Na mesma hora em que vi o primeiro mashup, me lembrei de um bem antigo que um dia me enviaram, que é com os Beatles. Fizeram a junção de Lei It Be, com Hey Jude e Imagine (essa última de John Lennon), algo que beira a perfeição.

É sensacional a habilidade dos novos compositores, eles conseguem mixar de uma forma que parece que as duas músicas realmente fazem parte de uma só música. Foi o que aconteceu com os mashups mais recentes que pude ver, produzidos pela Wax Audio.

No primeiro fizeram a junção de Whole Lotta Love, do Led Zeppelin, com War Pigs, do Black Sabbath. Dois grandes clássicos de duas grandes bandas:


O outro mashup que gostaria de mostrar, e o melhor que eu já vi, porque trata de dois estilos completamente diferentes, foi o feito com Stayin' Alive, dos BeeGees, e Another Brick in the Wall, do Pink Floyd. Juntaram o rock progressivo do Pink Floyd com o ritmo disco dos BeeGees de uma forma fantástica. Confiram ele logo abaixo:



Não conheço os autores e duvido que eles um dia venham a ler essa postagem, mas gostaria apenas de parabeniza-los pelo excelente trabalho, e também parabeniza-los por nos mostrar que não existe fronteiras para a música.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk
    kra, esse segundo video é ótiiimooo!!
    ficou muito bom! combinou direitinho!! :D

    ResponderExcluir
  2. O bom é como a temática das músicas se completam. "Stayin' Alive in the Wall"...kkkkkk.

    ResponderExcluir