segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pure Rock: Rock Progressivo

Segunda-feira é dia de "Pure Rock" no Rock N'Prosa, hoje iremos dedicar a coluna a esse estilo que é novo para mim, mas se mostrou como um dos meus favoritos ao longo desses anos. Estamos falando aqui do Rock Progressivo, uma linha do Rock dedicada a um trabalho maior nos arranjos das músicas, gerando verdadeiras obras-primas.

Não vou me ater a somente uma década, como na edição anterior, vou procurar abranger toda a vida do Rock Progressivo, desde seu início aos dias de hoje. Agora, é hora de parar de falar e escutar as músicas, espero que gostem da lista:

#1 - Pink Floyd - Time (Dark Side of the Moon, 1973)
Essa é uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, e essa música praticamente mudou minha vida. Nada mais justo do que abrir essa lista com ela.




#2 - Rush - 2112 - Overture/The Temples of Syrinx (2112, 1976)
Rush é uma banda que comecei a escutar recentemente, mas já é uma das minhas favoritas.





#3 - Genesis - Land of Confusion (Invisible Touch, 1986)
Como deixar de fora essa banda que praticamente inventou o estilo? Banda clássica do grande Phil Collins, está feita a homenagem já.





#4 - Dream Theater - Pull Me Under (Images and Words, 1992)
Avançando mais na linha do tempo chegamos ao Dream Theater, banda que levou o Rock Progressivo para uma linha mais técnica, se inspirando um pouco no Pink Floyd, mas adicionando mais peso às músicas.





#5 - Porcupine Tree - The Sound of Muzak (In Absentia, 2002)
Para finalizar, representando as novas caras do Rock Progressivo, essa banda que me foi apresentada recentemente. O trabalho deles é muito bom, recomendo a todos escutarem seus álbuns.




Bom, esse foi mais um Pure Rock, levando a magia das diversas escolas do Rock n'Roll para vocês. Espero que tenham gostado e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário