sexta-feira, 7 de março de 2014

Uma dupla da pesada


Não, isso aqui não é a Sessão da Tarde. Se bem que poderia ser, não? Então vamos começar a postagem no melhor estilo Sessão da Tarde: "Essa galerinha do barulho vai se meter em altas confusões de tirar o fôlego e vão contar ainda com uma ajuda boa pra cachorro (filme de Sessão da Tarde sem cachorro, não é Sessão da Tarde)".

Não é de hoje que a música clássica consegue ser perfeitamente misturada com o rock pesado. A prova disso foram os shows do Scorpions e Metallica com orquestras, e as próprias bandas de rock "sinfônico". Podemos dividir essas bandas em duas categorias - que por acaso, não sei nomear: "Bandas de fato sinfônicas", que incluem música clássica nas suas composições, como por exemplo, o Nighwish, Therion, Epica, Dimmu Borgir, etc; e "Bandas de música clássica", que executam suas músicas com instrumentos clássicos (violinos, violoncelos, etc.) ligados a pedais de efeito, como por exemplo, o Apocalyptica.

Um desses grupos, da segunda categoria, que executa rock com instrumentos clássicos é o 2Cellos. A banda formada pelo esloveno Luka Sulic e pelo croata Stjepan Hauser, foi descoberta por acaso na internet - e foi como eu tive o primeiro contato com eles também - a partir de uma versão de Smooth Criminal, do Michael Jackson. Eles executaram o clássico apenas com dois violoncelos, e basta dizer que não precisou de mais nada, versão simplesmente incrível. Acabei por me desligar um pouco do grupo, e eis que sou surpreendido com uma versão - agora mais complexa, com mais instrumentos - de Highway to Hell, do AC/DC.

2Cellos em show.

O que acho interessante é a inclusão de amplificadores tipicamente usados no rock - como são os Orange's - em conjunto com o violoncelo. Foi algo que acabou por "casar" e não tirou a característica do som do instrumento. Sobre esse último vídeo, de Highway to Hell, somos ainda surpreendidos com a participação do grande Steve Vai, inicialmente só "roubando a cena" e depois agraciando a todos com um solo juntamente com a execução do 2Cellos.

Dupla dinâmica ou da pesada, como queiram chamar, gostei muito desse projeto e fica aqui a expectativa para um possível trabalho autoral do grupo (se é que eles já não lançaram). Quem sabe tentando encaixar elementos de Mozart e Beethoven no rock'n'roll. O projeto não é original porque já existiram outras bandas no estilo, mas o talento dos dois músicos é indiscutível, e isso, associado ao processo criativo, pode gerar muita coisa boa.

Para concluir, fica aqui a dica para os web-leitores do Rock'N'Prosa, e espero voltar a falar neles em breve. Fique com o clipe gravado para esse grande clássico do AC/DC:

Um comentário: