domingo, 19 de janeiro de 2014

Um Angra novo, mas sem...



Vou começar logo dessa forma, deixando a colocação inacabada. Porque é o que está acontecendo, assim como a frase, está faltando um pedaço do Angra, que ainda não descobri o que é.

Finalmente peguei na semana passada o novo CD/DVD do Angra, Angels Cry 20th Anniversary Tour (2013), correndo um sério risco de estar infringindo a lei - assim como todo que está comprando esse produto em todo o mundo - mas, mesmo assim não deixei de conferir. Para quem não entendeu, há uma disputa por direitos autorais rolando na justiça o que impediu a continuação da fabricação do produto. O que isso quer dizer? Que se você é colecionador, corra logo para adquirir o seu, porque não há previsão da produção de um novo lote.

Os "angristas" xiitas vão me criticar, mas é a verdade. A máquina de fazer músicas de Kiko e Rafael para mim não é nada sem a voz do Andre Matos, até a fase Edu eu curtia, mas está muito diferente com o Fábio. Quero esperar para ver as músicas dele com o Angra - em um vindouro álbum -, mas as antigas simplesmente não funcionam. Como fã do Angra fui vê-los em Fortaleza/CE, show muito divertido, mas só quando encaramos o DVD, sentado no conforto de casa, é que vemos as "falhas". Não sei se estou motivado por ter visto as mesmas músicas cantadas por Andre Matos em um curto espaço de tempo, mas é o sentimento que ficou.
capa do DVD Angels Cry 20th Anniversary Tour (2013)
O que chama logo a atenção no show é que a energia do público não conseguiu ser captada. Isso mesmo, não adiantou os gritos de todo o público na HSBC Arena, você mal escuta ele, mesmo no último volume da televisão é complicado, o que é triste, porque o público sempre passou uma energia muito positiva nos shows. Outro fator que chama a atenção são os overdubs, Carry On me pareceu ser completamente dublada em estúdio e o áudio sobreposto no DVD, assistam e digam se estou errado. E não só ela, vários agudos e passagens mostram que foram "adicionados" em uma edição posterior ao show. Novamente digo, assistam e digam se estou errado.

Com relação à filmagem não tem o que contestar, simplesmente perfeita a edição e posicionamento das câmeras. As participações da Família Lima - executando Unfinished Allegro juntamente com o sample -, da Tarja Turunen, em uma versão fantástica de Stand Away, juntamente com o Uli Jon Roth em Wuthering Heights também e fechando tudo, do Amilcar - do Torture Squad - em Evil Warning, abrilhantam o show. Apesar da comemoração de 20 anos do Angels Cry (1993), o Angra não executou o álbum inteiramente, abrindo espaço para músicas do Temple of Shadows (2004), Rebirth (2002) e Aurora Consugers (2006). Clássicos, diga-se de passagem. Destaque para Late Redemption - só faltou o Milton Nascimento para fechar tudo - e Nova Era. Millenium Sun, imortalizada na voz de Edu Falaschi, ganhou uma atmosfera completamente nova. De todas as músicas do Angra, essa foi a que mais se adequou à voz de Fábio Lione, destaque também para o solo no violoncelo, executado pelo Moisés Lima. Silence and Distance, do Holy Land (1995), também ganhou novo ânimo. Apesar de só ter sido incluída no CD, não sei por qual motivo, dá para perceber toda a energia da música.
Fabio Lione e Rafael Bittencourt.
O melhor para mim, de todo o DVD, foi a faixa-bônus. Imagino que essa faixa só estará presente aqui na edição nacional, porque é justamente a execução de Coroa Imperial (aquela introdução de Unholy Wars) e de Caça e Caçador (versão em português de Hunters and Prey) por Kiko e Rafael, somente. Aquilo sim é uma aula de "voz e violão". Execução perfeita. Por falar em voz e violão, gostaria de destacar também nessa parte do show a execução de Reaching Horizons por Rafael, apenas no violão. Uma das primeiras composições do Angra. Foi uma pena eles terem deixado Make Believe de fora do DVD, é uma das minhas favoritas do Angra e foi executada no show.
Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt durante o set acústico.
Para concluir, olhando para todo o conjunto, esse é o DVD que o Angra ainda não tinha no seu catálogo. A qualidade - para os fãs exigentes, como este aqui - poderia ser melhor, o Angra merece ainda mais. Não estou dizendo que está ruim, se você curte o som, pode comprar sem medo. Temos um pedaço da história do metal nacional nesse produto. Basta dizer que é Angra, ainda sem aquele espírito que eu estava esperando, mas continua sendo Angra e esse nome merece respeito em todo o mundo.

2 comentários:

  1. Boa resenha, rapaz!
    Ainda que fã confesso do Angra (na era Andre Matos; por tudo que ele construiu, inclusive a banda que ele reuniu, composições e etc), é lamentável ver que os caras continuam patinando. O Lione é um excelente vocalista, e não se tem dúvida disso, mas esse reescrever comemorativo deixou saudade do que não foi. E não apenas com relação a interpretação das músicas da fase Andre, mas, também, do Edu. Espero ouvir Lione interpretando Lione (no Angra), e com músicas adequadas para o Lione.

    Marcão Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Estou ansioso para conferir, principalmente, Lione interpretando o Lione. É algo comum nas bandas, as músicas são feitas para os vocalistas. Com toda a ruindade, as músicas do Edu foram boas no estúdio, se bem que ao vivo ele estragava tudo, mas escutando o CD, você sente aquela atmosfera da música, e isso se perde um pouco quando o vocalista tenta imprimir seu estilo na música que foi previamente composta para outro. Aconteceu com o Iron Maiden, Iced Earth...e com o Angra também. Lione é um dos melhores vocalistas do mundo, mas as músicas têm que ser adequadas a ele antes de mais nada, por isso acho que o resultado desse novo álbum do Angra será muito bom. E fica a torcida que eles voltem à velha forma, levando o nome do Brasil aí pelo mundo, como foi nos anos 90.

    ResponderExcluir