quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Letra: Crazy Train (Ozzy Osbourne)


"A Letra" está de volta no Rock'N'Prosa. A nossa equipe de colaboradores sofreu uma baixa nos últimos tempos, mas vamos continuar os trabalhos. O espaço continua aberto para quem quiser participar. No mês passado foi realizada uma votação na fanpage oficial do Rock'N'Prosa no Facebook sobre qual música seria tema da próxima "A Letra". Entre os fortes concorrentes, a vencedora foi Crazy Train, do Ozzy Osbourne.

A primeira imagem que os leigos têm de Ozzy é que ele é um completo lunático e nada do que ele canta faz sentido. Pois bem, para você que pensa assim, você está muito enganado. Ozzy está entre meus letristas favoritos, apesar da fama de "drogado", ele sempre tem algo interessante para falar em suas músicas.

Crazy Train foi a primeira música de Ozzy que escutei e por incrível que pareça só parei para ler a letra um dia desses. O espanto foi tamanho que, dentre letras como Road to Nowhere ou Here for You, acabei por escolher essa que tinha tudo para ser uma das músicas mais "bestas" da carreira dele.

Ela foi originalmente gravada para o Blizzard of Ozz (1982), álbum de estréia de Ozzy em sua carreira-solo, e contou com a colaboração de Randy Rhoads, um dos melhores guitarristas que passaram por este mundo. O próprio Ozzy não esperava uma estréia tão boa, foi esse álbum que alavancou sua carreira-solo. Na versão remasterizada do álbum, Ozzy cita isso no encarte: "Se alguém me perguntasse nos anos 80 se esse álbum continuaria vendendo 25 anos depois, eu certamente diria que esta pessoa estaria enganada".

Mas, voltando para a letra. O que é que um "trem maluco" pode nos dizer? A primeira impressão que a música passa é essa. Quando paramos para ver a letra de Crazy Train, vemos que Ozzy decidiu colocar toda a sociedade dentro do mesmo trem e mostrar que esse é o motivo do mundo ser como ele é. O interessante é observar isso nos anos 80, e ver que hoje nada mudou.

Logo no início da música nos deparamos com a seguinte colocação: "Talvez não seja tarde para aprender como amar e esquecer o ódio". Uma coisa tão simples e complexa ao mesmo tempo, porque a simplicidade da ação contrasta com o mundo, com a dificuldade que as pessoas têm de praticar isso. Isso é que faz todos "saírem dos trilhos no trem maluco".

A letra ainda faz uma análise do conceito da "loucura". Quem é o louco de fato? As pessoas que estão vivendo na ilusão ou quem se revolta com ela? A música deixa isso no ar quando diz: "Louco, eu simplesmente não consigo suportar. Estou vivendo algo que simplesmente não é justo".

É impressionante como a letra ainda se encaixa nos dias de hoje. A completa manipulação da mídia na vida de todo mundo. Hoje isso está mais forte do que nunca em toda a programação da televisão, que molda a cabeça da sociedade, apontando o que é "certo" e o que é "errado".

Enfim, para você que não conhecia a música, fica mais uma dica do Rock'N'Prosa. Segue abaixo a versão traduzida de Crazy Train:


Trem Maluco

Louco, mas é assim que as coisas são
Milhões de pessoas vivendo como inimigas
Talvez não seja tarde demais
Para aprender a amar
E esquecer como odiar

Feridas mentais não tem cura
A vida é uma vergonha amarga
Estou saindo dos trilhos num trem maluco

Eu escutei os pregadores
Eu escutei os tolos
Eu vi quem abandonou os estudos
E faz suas próprias regras
Uma pessoa condicionada
A mandar e controlar
A mídia vende isto
E você vive o papel

Feridas mentais ainda gritam
Me deixando louco
Estou saindo dos trilhos num trem maluco

Sei que as coisas estão saindo erradas para mim
Você precisa escutar minhas palavras

Herdeiros de uma guerra fria
Foi o que nos tornamos
Herdando problemas
Estou mentalmente anestesiado
Louco, eu simplesmente não consigo suportar
Estou vivendo com algo
Que simplesmente não é justo

Feridas mentais não tem cura
Quem e o que culpar
Estou saindo dos trilhos num trem maluco

Bem, essa foi a nossa pequena análise de Crazy Train, o objetivo principal aqui é fazer você, web-leitor, também analisar a letra e apreciar a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário