domingo, 5 de janeiro de 2014

Pure Rock: Mossoró Rock City


Passei o ano de 2013 inteiro comentando e recomendando os álbuns lançados no cenário potiguar do rock, e não para valorizar o estado - ou melhor dizendo, a cidade -, e sim porque estão muito bem produzidos e merecem o selo Rock'N'Prosa de aprovação. Não lembro quando foi o último Pure Rock, mas nada melhor do que dedicar a próxima seção dessa coluna que é música pura, ao rock potiguar, e assim vamos nós, espero que gostem e conheçam novos sons.

#1 - GODHOUND - On the Road (God above...Hound on the Road, 2013)

Nada melhor do que começar pelo pessoal de casa. O Godhound foi formado em Natal, em 2010, e em 2013 pegou a estrada para Mossoró/RN, onde lançou esse ano o EP God above...Hound on the road (2013), sucessor do EP homônimo de 2012. As músicas trazem muita cerveja e poeira nos acordes, mantendo firme a bandeira do velho rock'n'roll, espécie em extinção nos dias de hoje. A turnê 2013 deles - ou nossa - passou por Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e Santa Cruz/RN, é claro que sem deixar de lado Mossoró/RN e Natal/RN. Para 2014 a banda prepara o lançamento do seu primeiro álbum, ainda sem título definido.


#2 - MONSTER COYOTE - The Shepherd who saves the Wolf, Dooms his sheeps (The Shepherd who saves the wolf, 2013)

Uma verdadeira pedreira mossoroense. Com um álbum, The Howling (2012) e um EP, Stoner to the Boner (2010), no curriculum, o pesado Monster Coyote é o nome mais forte do rock mossoroense atualmente. A banda já realizou uma extensa turnê pelo Brasil, incluindo até datas em São Paulo/SP, e pela América do Sul. Eles acabaram de lançar seu primeiro vídeo, para a música inédita The Shepherd who saves the Wolf, gravado em pleno deserto mossoroense. A sonoridade deles é uma mistura do stoner com o metal pesado.


#3 - MAD GRINDER - Cracked Soul (Hitting Around, 2013)

Lançando mais um novo álbum está o Mad Grinder, do guerreiro Rafaum Costa. Depois do debut Smoke (2012), o Mad Grinder apresentou agora no final de 2013 o Hitting Around (2013). Trazendo composições mais complexas do que o antencessor, o Hitting Around (2013) pega tudo aquilo de grunge que existe dentro de nós e enterra mais profundo ainda no espírito do rock dentro de nós. O álbum abriu espaço para a banda excurcionar pela América do Sul. Ainda lembro da banda no seu antigo nome, Dead Pixel. O Godhound cruzou com eles em 2012, e acabei não vendo o show, porque estava me concentrando para subir no palco. Pude ver eles ao vivo em outras ocasiões e não decepcionaram, muita energia presente no palco, tanto quanto no álbum gravado.


#4 - BONES IN TRACTION - Rubber Bullet (Bones in Traction, 2014)

Meus novos irmãos ainda não gravaram o seu EP, mas a sonoridade está mais pesada e condensada do que nunca. Com um som pesado e sem muita frescura, o Bones in Traction vem preencher esse espaço que foi abandonado a certo tempo pelas bandas da nossa cidade, puro thrash metal anos 90. Agora no início de 2014 o seu primeiro EP será gravado, estou ansioso para ouvir. O Bones in Traction fez seu show debut na abertura para o Andre Matos, além de fazer parte do cast da edição mossoroense do Festival Dosol. Anotem esse nome, porque mais tarde volto a falar.


#5 - THE VELOCIRAPTORS - Messed Up My Mind (A New State of Mind, 2012)

Já que comecei com rock'n'roll, vou terminar com rock'n'roll também. Os já irmãos do Velociraptors seguram essa velha bandeira também. Com uma sonoridade mais puxada para o punk, o Velociraptors possui um EP, Wild Ambitions (2008) e um álbum, A New State of Mind (2012) no seu curriculum. Rock'n'roll leve e sem muita enrolação. O som lembra muito o Ramones, principal influência da banda. Agora no início de 2014 eles lançarão dois splits, sendo que um deles já  está disponível para audição no Bandcamp (acesse AQUI).


Bem, espero que tenham gostado e conhecido mais essas bandas. Pelo que você leu, deu para perceber que existe um trabalho muito grande das bandas de Mossoró/RN, e esse trabalho está levando as bandas por novas fronteiras. No próximo show, pode sair de casa e ir conferir esse rock'n'roll, tenho certeza que você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário