sábado, 12 de janeiro de 2013

Pure Rock: Jimi Hendrix


Já faz tempo que não posto nada no "Pure Rock", então decidi voltar à todo vapor com um dos melhores guitarristas que já passaram pelo nosso planeta, o ilustre Jimi Hendrix. Nem parece que fazem 42 anos desde a sua morte, a música continua a ecoar em ondas sonoras até os dias de hoje.

Jimi Hendrix levou o estudo da guitarra para outro patamar, incluindo efeitos e solos em suas composições. Seus primeiros álbuns são simplesmente geniais. As melodias do Are You Experienced (1967), juntamente com a psicodelia do Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968) mostram a complexidade da sabedoria de Jimi Hendrix. Então, nada melhor do que retomar nossa temporada de "Pure Rock" com esse gênio da guitarra.

#1 - The Jimi Hendrix Experience - Foxy Lady (Are You Experienced, 1967)
Começando logo com a primeira música do primeiro trabalho do Jimi Hendrix. Nela pode ser escutado o tradicional "fuzz" que virou característica das músicas dele, além dos excelentes solos.

#2 - The Jimi Hendrix Experience - Little Wing (Axis: Bold as Love, 1967)
Diminuindo um pouco o ritmo, Little Wing mostra um lado mais "blues" das músicas de Jimi Hendrix. Ela é uma das minhas favoritas de sua carreira, e destacando novamente os efeitos na guitarra. Hoje é muito fácil encontrarmos tudo isso reunido em uma pedaleira, por exemplo, mas antigamente tudo tinha que ser desenvolvido ajustando válvulas nos amplificadores, mudando captadores na guitarra, etc. Tudo era mais artesanal. O próprio Angus Young, do AC/DC, na ausência de um pedal para aumentar o volume da sua guitarra no momento dos solos, disse que controlava tudo pelo plug de volume presente na guitarra.




#3 - The Jimi Hendrix Experience - Bold as Love (Axis: Bold as Love, 1967)
Faixa-título do melhor álbum do Jimi Hendrix. Bold as Love junta toda a suavidade e psicodelismo característica de suas músicas. Nem juntando todos os efeitos psicodélicos de Whole Lotta Love, chegaria aos pés do solo de Bold as Love. De fato, é um dos pontos altos da carreira do Jimi.


#4 - The Jimi Hendrix Experience - Purple Haze (Are You Experienced, 1967)
Nada como a música mais "Guitar Hero" do Jimi para entrar no nosso Pure Rock. Antes que comecem as críticas, essa é uma das minhas músicas favoritas da carreira dele, e se pudesse voltar no tempo, escolheria ela como a primeira música para tocar na guitarra. Um detalhe que escapa as vezes é que as sensações são diferentes com as músicas. Se escutarmos Purple Haze, podemos achar ela meio "normal", mas quando paramos para tocá-la na guitarra, uma energia a mais aparece.

#5 - The Jimi Hendrix Experience - All Along the Watchtower (Electric Ladyland, 1968)
Nada melhor como terminar com um dos covers mais famosos de todos os tempos. All Along the Watchtower já foi tema até aqui no Rock'N'Prosa, e a versão do Jimi Hendrix superou em qualidade a versão original do Bob Dylan, mas sem a versão original, não existiria cover. Então fica aqui nossa homenagem ao grande Bob, e a versão imortalizada por Jimi Hendrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário