sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rio Grande do Rock



Estava passeando pelas pastas do meu computador, e acabei por encontrar esse texto. Tinha escrito ele há um certo tempo e não sei por qual motivo, não publiquei ele. Mas, antes tarde do que nunca, essa é minha homenagem a esse estado inundado de rock'n'roll.

Confesso que quando comecei a trilhar o caminho do rock'n'roll, só dava importância para as grandes bandas, clássicas. Não sei o que aconteceu, mas hoje meu olhar está voltado para as bandas locais, com trabalho autoral, realmente não sei o que aconteceu. Uma prova disso é que um dos motivos de eu querer ir para o Metal Open Air (antes de todo o fiasco) era para ver o Hangar dentre as bandas, ao invés de ir ver o Megadeth. É até estranho ouvir isso, vocês podem pensar que é mentira, mas é verdade mesmo.

Antes de começarem as críticas, quero logo dizer que não sou nenhuma autoridade no assunto, não sou empresário, não sou organizador de shows nem nada. Vou só falar aquilo que está dentro do meu pequeno escopo.

O nosso estado possui uma cena bem definida no rock'n'roll, a rede que só envolvia Natal/RN agora envolve as cidades de Mossoró/RN, Assu/RN, Felipe Guerra/RN e Caicó/RN, só para citar algumas cidades.

Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de algumas bandas ultimamente, bandas que eu vi começarem e hoje estão de vento em popa. Foi assim com o Seyfer, do Thiago Seyfer e Ciro Jales, com o Evilrazor, do Ycaro Fernandes e Wendell Oliveira e o Amenkharis, do Jefson Freire. E diga-se de passagem, o primeiro show de rock que fui na vida foi aberto pelo Amenkharis e teve ainda o Darkside, de Fortaleza/CE, banda que sempre faço questão de prestigiar quando aportam pelo RN.
Evilrazor.
Outra banda que esteve presente em um dos primeiros shows que fui foi o The Red Boots, por volta de 2003, se não me engano, pois bem, os caras ainda estão na ativa, e estão trazendo um rock'n'roll de raiz no seu álbum Aracnophilia (2011). O Seyfer lançou o EP Warriors of the King (2010), trazendo o heavy metal na sua forma mais pura. O Evilrazor caminhou pelo lado mais pesado e isso tudo foi registrado brilhantemente no Be prepared...For the real holocaust (2009). E detalhe, recentemente fui informado que o Evilrazor estará na Roadie Crew desse mês, maior revista destinada ao rock'n'roll do Brasil.
capa do Be Prepared...For the Real Holocaust (2009), do Evilrazor.

capa do Warriors of the King (2010), do Seyfer.

O que queria falar com tudo isso é que todas essas bandas, apesar de não serem "clássicas", merecem o nosso respeito, porque sempre um trabalho excelente está por trás delas. Tenho certeza de que se alguma música das bandas ditas "pequenas" fossem assinadas por Ozzy Osbourne ou Steve Harris, por exemplo, elas poderiam se tornar grandes clássicos da música. Sei que é meio exagerado dizer isso, mas as vezes é o que ocorre.
capa do Godhound (2012).
Caminhando em meio a tudo isso está o Godhound, com o seu EP Godhound (2012), trazendo uma mistura do rock'n'roll clássico com o contemporâneo. O próprio Comando Etílico, com o seu excelente heavy metal clássico no seu álbum Comando Etílico (2010), começando a representar o Rio Grande do Norte no Nordeste e Brasil. Indo para o lado mais extremo, temos o excelente Expose Your Hate, do grande Cláudio Slayer, que estava listado entre as bandas nacionais do Metal Open Air, uma grande conquista de fato. Não esquecendo também da clássica Deadly Fate, banda precursora do heavy metal no Rio Grande do Norte. Nunca tinha escutado nada deles antes, até vê-los na abertura do show do Hangar, em Natal/RN, excelente banda, de fato.







Finalizando, enquanto publicava esse texto, escutava ao HardAlliance, banda de heavy metal também potiguar, do grande vocalista Lucca Medeiros.


Então, vamos prestigiar nossos filhos do rock'n'roll, porque muitas vezes bandas excelentes estão ao nosso lado e não sabemos. Fica a dica do Rock'N'Prosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário