domingo, 15 de agosto de 2010

Resenha de Shows: Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz (13/08/2010 - Natal/RN)

Capa do álbum "Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz tocando Beatles"


Nessa última sexta-feira (13/08) pude comparecer ao show de Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz, no Teatro da Cultura Popular, aqui mesmo em Natal/RN. Na ocasião, eles estavam lançando o álbum “Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz tocando Beatles”.

Para mim foi uma ocasião muito especial, pois pude ver não só o Macaxeira Jazz, que é uma banda potiguar da qual sempre ouvi falar muito bem, como também um show inteiro só com músicas dos Beatles, uma das minhas bandas favoritas.

Então, a expectativa diante do show era muito grande, e para minha total satisfação, a banda não desapontou. O show foi simplesmente sensacional. Vou procurar descrever um pouco da experiência e também comentar sobre o álbum deles, que fiz questão de comprar.

Exatamente às 20:00 os músicos Diogo Guanabara (Bandolim), Ticiano D’Amore (guitarra), Henrique Pacheco (baixo) e Raphael Bender (bateria e percussão) subiram no palco e assim começou a jornada pelo mundo dos Beatles. A abertura foi com Here Comes the Sun, do álbum Abbey Road. Vendo o nível da execução, e os solos de Diogo no bandolim, deu para perceber o que viria daí para frente.

Logo em seguida, a banda executou praticamente sem pausa, And I Love Her e Strawberry Fields Forever. Esta última foi uma das minhas favoritas de todo o show, o Macaxeira Jazz conseguiu dar um tom nordestino a ela, adicionando elementos do nosso baião à música, realmente ficou muito boa.

O show também foi regado a muito bom humor, destaque para When I’m Sixty Four, que é uma música do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band que possui uma melodia já “bem humorada”, e a banda adicionou mais humor ainda na execução. Estiveram também presentes no set-list: Something, Girl e All You Need is Love. Destaque para a dinâmica dos músicos na execução de Girl, foi sensacional, só vendo (ou escutando no álbum) para perceber.

A banda fez outra homenagem à música nordestina na execução de Blackbird, fazendo uma junção desta com Assum Preto, de Luiz Gonzaga. Impressionante como essas duas músicas, apesar dos nomes parecidos (Blackbird significa “pássaro negro” em inglês), se encaixaram. Também fizeram parte do show Help, e para minha surpresa, For no One, do álbum Revolver. Particularmente gosto muito desta última, mas nunca tinha visto ninguém executá-la ao vivo, por isso foi uma surpresa muito agradável.




Em seguida, eles fizeram novamente a junção de músicas de dois “monstros da música”, mas agora não era mais Luiz Gonzaga e sim Chico Buarque. Da mesma forma que foi com Blackbird e Assum Preto, eles agora executaram Michelle justamente com Fado Tropical. Depois veio a divertida Ob-la-di Ob-la-da, do The Beatles (ou álbum branco), que foi eleita pela BBC como uma das músicas mais chatas de todos os tempos, mas eu por outro lado, gosto muito dela. O show foi encerrado com Day Tripper e Elanor Rigby, que foi emendada com Billie Jean, do Michael Jackson.

A impressão que ficou depois do show foi a melhor possível. Os músicos são sensacionais, conseguiram impor o seu estilo às músicas dos Beatles, resultando em versões únicas para esses grandes clássicos.

Para quem não teve a oportunidade de ir ao show, fica aqui já a dica de CD do Rock N’Prosa. A experiência do show foi totalmente passada para o álbum, a qualidade da gravação ficou muito boa. Recomendo a aquisição, é um item valioso não só para quem é fã dos Beatles, mas para quem aprecia música instrumental de qualidade.

4 comentários:

  1. Grande victor!! Fico eu aqui imaginando a grandiosidade do espetáculo e torcendo para ter a chance de poder prestigiar, ao menos o cd eu posso garantir =P. Grande resenha cara, até as próximas.

    ResponderExcluir
  2. Show espetacular! Todos da banda são músicos do mais alto nível e executaram as músicas com criatividade e maestria. O meu destaque também vai para Stawberry Fields Forever, que, além de receber o toque nordestino, recebeu uma sequência de acordes dissonantes que se encaixaram maravilhosamente.

    Excelente review de um excelente show! Meus parabéns à Victor e ao Rock n'Prosa!

    ResponderExcluir
  3. Fui em julho vê-los e voltei na quinta e na sexta passada novamente. Viajo quando vejo esses caras tocando..Sensacional!!!

    ResponderExcluir
  4. OI, Gostaria de saber como faço para comprar o CD Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz tocam Beatles.
    Se puder, responda para o email manuelaalexandria@yahoo.com.br

    Obrigada,
    Manuela

    ResponderExcluir