domingo, 9 de fevereiro de 2014

Um Rock Sulista no Brasil, sim



Muitos dizem que não se pode ter rock sulista no Brasil, claro que pode. Estamos na América do Sul, não? Brincadeiras a parte, o rock sulista difundido nos Estados Unidos, nos anos 70, é um dos meus estilos favoritos. Bandas como o Creedence Clearwater Revival, .38 Special e a lenda Lynyrd Skynyrd levantaram a bandeira desse estilo e até hoje - mesmo depois do quase fim da maioria das bandas - consegue atrair milhares de fãs para essa vertente do rock'n'roll.

E para quem acha que esse som só ficou lá no rio Mississippi, está muito enganado. O Brasil vem demonstrando ao longo dos anos que tem um pouco de raiz sulista americana na sua música. A maioria das bandas ficam no eixo sul-sudeste do Brasil, por isso aqui no Nordeste o estilo não foi muito difundido.
O Bando do Velho Jack.
O maior porta-voz do estilo aqui no Brasil é o Southern Rock Brasil (acesse o site AQUI). Um site que dedica seu espaço para espalhar o rock sulista pelo Brasil, o que acabou por incentivar a formação de novas bandas. Ao longo dos anos eles foram lançando coletâneas, justamente com essas novas bandas que foram surgindo. Confesso que acompanhei pouco, baixei os dois primeiros volumes da Southern Rock Brasil Collection, o que me proporcionou o contato com bandas como Blackberry Smoke, Drive-by Truckers, Razonator e - os que acabaram sendo tema de postagem aqui no Rock'N'Prosa -, Phillip Long e O Bando do Velho Jack. O Velho Jack, diga-se de passagem, é uma das minhas bandas nacionais favoritas de todos os tempos, as músicas esbanjam criatividade - inclusive, encontrei para vender em uma das minhas idas a São Paulo/SP, junto com meu irmão, o DVD deles ao vivo no Som da Mata. Pode se dizer que é um item raro.
capa da Southern Rock Brasil Collection 8.
Pois bem, na semana passada, o pessoal do Southern Rock Brasil lançou o volume 8 de sua coletânea. Eu sei, estou atrasado. Mas, não pude deixar de reparar no número. O novo volume trás 25 músicas de 25 bandas nacionais diferentes, misturando blues e country no melhor estilo rock sulista americano/brasileiro. O que me chamou a atenção foi que nenhuma dessas 25 bandas está nos dois primeiros volumes da coletânea. Sinal de que o estilo está sendo difundido pelo Brasil e novas bandas estão surgindo.
Hellbilly Rebels.
A coletânea começa logo com o feeling puro do Anderson Carmelo Trio, seguido do peso do Antic - que do jeito que a mídia está hoje, pode ser confundido com stoner, Deus nos livre disso -. O Caixa Preggo trás um country muito bem humorado - quase naquele estilo Kleiton e Kledir -, linha que o Hellbilly Rebels também seguiu, só que adicionando mais rock ao pacote - lembrando até um pouco o trabalho do Zakk Wylde no Pride & Glory. O lado mais pesado volta a ser explorado na coletânea pela Sociedade Voodoo, um rock'n'roll riffado de excelente qualidade.

Então, para você que quer conferir essa safra de bandas de Southern Rock brasileiro, pegue a estrada e vá até o Southern Rock Brasil e baixe esse e os volumes anteriores (acesse AQUI), vale muito a pena.

2 comentários:

  1. Passeando pela internet vou achando alguns posts sobre O BANDO DO VELHO JACK. Sempre fico muito feliz quando vejo posts como esse. Apesar da banda estar parada, ainda acho alguns novos, outros mais antigos. Muito bom ver que varias pessoas curtiram o nosso som e entenderam o trabalho que fizemos.
    Grande abraço. Tomara que vc veja este post.

    Marcos - O BANDO DO VELHO JACK
    velhojack@terra.com.br

    ResponderExcluir