quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012



O ano ainda não acabou, e pelo visto o mundo também não, então ainda temos tempo para mais uma postagem. Partindo da ideia do web-leitor Enaldo Segundo, vamos fazer uma retrospectiva dos acontecimentos de 2012.

2012 foi mais um ano brilhante para o rock'n'roll. Tivemos pontos altos na cena local, pontos altos na cena nacional e também na cena internacional.

No ano de 2012 o rock potiguar viu a expansão do Festival DoSol, a volta do Circuito Cultural da Ribeira e a realização da inédita Virada Cultural de Natal. Em Mossoró/RN o Cultura MetalFest e Rockstage trouxeram peso para a cidade, contrastando com os tradicionais shows de forró, além da aquisição de um novo local para a cultura alternativa, o Centro Cultural DoSol Mossoró.

Em 2012 ainda conhecemos mais um trabalho de peso do Monster Coyote, The Howling (2012), e o EP homônimo de estréia do Godhound. Vimos também o surgimento de novas bandas, como o Far from Alaska, que está exportando o nome do Rio Grande do Norte para o resto do Brasil.

Shows. Shows e mais shows nas nossas proximidades. Além dos shows do Monster Coyote, Talma&Gadelha, Camarones, Truckfighters e Far from Alaska, o Nordeste brasileiro recebeu o imortal Paul McCartney, em uma data da sua turnê "On the Run". Mas, como nem tudo são flores, vimos ainda os cancelamentos dos shows do Black Label Society e do Scorpions, em Fortaleza/CE e Recife/PE, respectivamente. Por outro lado, fomos ainda contemplados com a turnê do Viper e recentemente do Shadowside, em Natal/RN.

O Brasil não ficou de fora do progresso do Nordeste não. O nosso país recebeu ainda a turnê The Wall, do Roger Waters, além da The Tour do KISS, promovendo o seu novo álbum, Monster (2012). Álbuns, cidadão! 2012 foi um ano de ÁLBUNS de fato. Além do excelente novo do KISS, tivemos o Clockwork Angels (2012), do Rush, e o excelente Stalingrad (2012), do Accept; sem contar no La Futura (2012), do ZZ Top e Last of a Dying Breed (2012), do Lynyrd Skynyrd, trazendo a sonoridade clássica dos anos 70 para o século XXI.

2012 foi também um ano de reuniões. O Black Sabbath voltou aos palcos com sua formação quase original e tivemos também um princípio de reunião do Nirvana, sem contar na reunião do Viper, já mencionada. Falando em reunião, entramos no lançamento do ano e provavelmente da década. O Celebration Day (2012), do Led Zeppelin, trouxe de volta o sonho de milhões de fãs que imaginavam o que a banda poderia fazer ao vivo nos dias de hoje. Contrastando modernidade com a classe das músicas lançadas nos anos 1970.

Bem, isso foi basicamente o que tivemos em 2012, e desde já fica a nossa esperança para que 2013 seja tão bom quanto esse ano foi, e se possível, ainda melhor. Essa agora é nossa última postagem do ano. Muito obrigado pelo apoio nesse ano, tanto dos web-leitores antigos como dos novos. Nosso compromisso está reafirmado para 2013, trazendo sempre novos contos sobre o rock'n'roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário