quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pure Rock: 5 músicas para entender o The Wall


No ano passado saiu a confirmação das datas em que um muro será construído no Brasil por Roger Waters. No dia 25/03 um muro será construído em Porto Alegre/RS, no dia 29/03 no Rio de Janeiro/RJ e nos dias 01/04 e 03/04 em São Paulo/SP. Com isso, para homenagear esse grande ícone do rock progressivo, vamos hoje resumir todo o álbum The Wall (1979) em 5 músicas. Será um desafio em tanto, mas vamos ver o que conseguiremos. Para início de conversa, o The Wall (1979) conta a história de Pink, uma criança que viveu na Inglaterra no período pós-guerra, em outras palavras, a história é quase como uma auto-biografia de Roger Waters.

#1 - Pink Floyd - In the Flesh? (The Wall, 1979)
Do que seria toda obra se não fosse o seu início? In the Flesh? é a abertura desse grande álbum, e abertura do show também. Ela é executada no início e no fim do álbum, a diferença é que na versão inicial temos um tom ameno, meio incerto sobre o que virá. Já na versão final temos um tom mais agressivo e porque não dizer, racista, em que Pink aponta um canhão de luz para o seu público e distingue todos em relação à raça, opção sexual e religião.


#2 - Pink Floyd - Another Brick in the Wall (The Wall, 1979)
Essa, que é uma das músicas mais famosas do Pink Floyd é o ponto chave do The Wall (1979). Ela é dividida em três partes, em cada parte o personagem Pink se mostra mais decidido em mudar seus pensamentos e se tornar um verdadeiro inimigo da sociedade. Isso é refletido também na melodia das músicas, que vai ficando mais pesada à medida que as partes avançam. A parte 2 de Another Brick in the Wall é a mais conhecida do público em geral.


#3 - Pink Floyd - Hey You (The Wall, 1979)
Hey You marca a transição entre os dois momentos da história, e mostra justamente o momento de confusão na cabeça do personagem Pink. Depois de toda a agressividade de Another Brick in the Wall pt. III, Pink observa toda a sociedade e vê se ainda lhe resta esperança, se a sociedade ainda pode ser algo bom. Mas, no final ele vê que aquilo tudo foi "fantasia". Essa é uma das minhas músicas favoritas do álbum.


#4 - Pink Floyd - Comfortably Numb (The Wall, 1979)
Essa música dispensa comentários, é simplesmente um dos maiores clássicos do Pink Floyd, e é famosa pelo seu solo, executado brilhantemente por David Gilmour. Segundo Roger Waters, Comfortably Numb foi composta para falar do momento em que deram sedativos a ele para que não perdesse o show, ou, como ele mesmo gosta de dizer: "foram as duas horas mais longas da minha vida". Coincidentemente, isso tudo se encaixa na história de Pink e o seu muro.



#5 - Pink Floyd - Outside the Wall (The Wall, 1979)
Esse é o final do álbum, a última música e uma das mais charmosas, por assim dizer. O instrumental é relativamente simples, com Roger Waters cantando acompanhado de uma sanfona e um bandolim somente. O que gosto dessa música é que mostra o mundo por fora do "muro", o mundo que Pink não conheceu porque estava preso. A letra, apesar de simples, consegue retratar tudo isso em poucos versos.




Provavelmente não estarei presente nos shows, mas para você que vai, bom show. É praticamente impossível resumir um álbum como o The Wall (1979) em 5 músicas, mas espero que vocês tenham conseguido acompanhar um pouco do enredo do álbum e saber o que o espera nos shows do Roger Waters.

Até o nosso próximo "Pure Rock".

Nenhum comentário:

Postar um comentário