domingo, 11 de dezembro de 2011

Dos jogos ao seu rock


Não é de conhecimento de muitos que a indústria do entretenimento eletrônico hoje é até maior do que a cinematográfica. Do final dos anos 2000 para cá as produtoras de jogos eletrônicos deram um salto gigantesco e hoje podem ser consideradas como as maiores companhias do entretenimento, desbancando até os indestrutíveis estúdios produtores de filme.

A produção de um jogo eletrônico hoje exige a mesma, ou senão, maior quantidade de trabalho do que para produzir um filme. E assim como os filmes, os jogos hoje estão produzindo trilhas-sonoras próprias, e é aí que entra o nosso velho rock'n'roll.

Sempre que possível, as produtoras incluem bandas de rock no enredo de sua obra e é claro que cada nova banda de rock, mesmo que fictícia, traz uma nova música. A primeira vez que presenciei isso foi no jogo Vice City, da série Grand Theft Auto. A Rockstar, produtora do jogo, criou o Love Fist, banda de hard rock que teve seu auge nos anos 80. As músicas não são comparáveis com o Journey ou Twisted Sister, por exemplo, mas até que são "escutáveis". O importante disso foi a quebra do paradigma, porque abriu as portas para outras produtoras tentarem isso também.





Voltando mais no tempo, para o início dos anos 90, temos o jogo Duke Nukem, que teve seu tema principal composto nada mais, nada menos, que pelo Megadeth. Até onde me lembro, essa foi a primeira vez que uma banda de rock dedicou uma composição a um jogo eletrônico. Assim como o jogo, o tema principal também virou um clássico.

Essa fórmula parece que vem dando certo, o Megadeth (mais uma vez) e o Blind Guardian divulgaram suas novas composições através de jogos recentemente. A impressão que eu tenho é que esse era um mercado adormecido que foi descoberto pelas gravadoras. O próprio Blind Guardian "apareceu" executando sua nova música Sacred no jogo de mesmo nome:





Quem ganha com tudo isso são os fãs de jogos e de rock'n'roll, porque as surpresas são maiores. O último fato desse tipo que presenciei foi no jogo Alan Wake, que diga-se de passagem, um dos melhores que já joguei até hoje. Os produtores encaixaram dois velhos motoqueiros, que tinham uma banda chamada Old Gods of Asgard nos anos 70, no enredo do jogo, e divulgaram duas de suas composições no decorrer da trama. A música The Poet and the Muse foi composta exclusivamente para o jogo, e ela simplesmente fica na sua cabeça, por isso gostaria de encerrar essa pequena viagem pelo mundo eletrônico com ela:




Como aconteceu no ano passado, nesse fim de dezembro e início de janeiro o blog faz a sua parada habitual, mas sempre que possível vou retornar com mais contos do mundo rock'n'roll.

Até breve.

4 comentários:

  1. o jogo Guitar Hero tem várias versões, Rock Band também. E o Red Hot Chili Peppers fez um clipe da música Californication no melhor estilo jogo de vídeo game de aventura, sensacional!

    Valeu Victor

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela participação, Magão. Eu procurei focar mais nas novas composições aí, os Guitar Hero's e Rock Band's estão em outro patamar, eu cheguei até a incluir eles, mas só que o texto ficou muito longo, aí achei melhor tirar e colocar em outra postagem.

    Não conhecia o clipe de Californication, muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Fala Victão,

    Como falei no ensaio vim dar uma olhada no seu blog! Muito bom cara, aproveito aqui pra falar de alguns jogos relacionados a música também, um que apesar de não ter gostado da execução tem uma proposta bem interessante é Brutal Legend, onde se passa no mundo dos deuses do Metal. Muito Interessante.

    Além dele também tem um jogo muito tosco, mas com a proposta bem engraçada que é o pysicho circus, onde você controla os integrantes da banda!

    Fica ai minha contribuição pro blog meu amigo!


    Grande Abraço,


    Vitor Assmann

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela participação, Vitão.

    Já ouvi falar no Brutal Legend, só ainda não tive a oportunidade de jogar. Cara, o Psycho Circus eu até vi para vender em uma banca de revista, lá em Mossoró, há muito tempo atrás. Se não me engano você joga com o próprio KISS, e o melhor é a trilha-sonora dos caras.

    Isso me fez lembrar de outro jogo de banda, o Eddie Hunter, lançado pelo Iron Maiden em 1999. Também não tive oportunidade de jogar, mas pelo que vi é somente você controlando o Eddie e matando zumbis.

    ResponderExcluir