domingo, 12 de junho de 2011

Pure Rock: Os Brutos também amam


Hoje é dia dos namorados, uma data alegre e triste ao mesmo tempo, e como diz o velho ditado: "Os Brutos também amam". Foi pensando nisso que decidi dedicar esse "Pure Rock" às baladas românticas do Rock'N'Roll, mais especificamente do heavy metal. Para mostrar a todos que por trás de todo o peso de algumas bandas existem canções que qualquer um, mesmo não sendo fã de heavy metal, podem gostar. O objetivo aqui é mostrar o máximo de  músicas "desconhecidas", então vou omitir as já dissecadas baladas do Scorpions e Skid Row.

#1 - HammerFall - Dreams Come True (Crimson Thunder, 2002)
O HammerFall é uma banda de power metal da Suécia. Nesse que é o melhor álbum deles para mim, eles tiraram folga dos dragões e martelos em uma música e escreveram uma das melhores letras românticas que já vi. "Olhando para esses olhos, eu sei que estarei perdido e nunca mais me encontrarão", não precisa dizer mais nada. Essa é uma música que o HammerFall nunca tocou ao vivo, e acho que nunca vai tocar, mas mesmo assim, para mim é a melhor balada romântica de todo o heavy metal.



#2 - Kamelot - Don't you Cry (Karma, 2001)
Don't you Cry é uma excelente música do álbum Karma (2001), que é um dos melhores do Kamelot para mim. É normal para o Kamelot escrever músicas românticas, cada álbum seu tem no mínimo uma. De todas elas, Don't you Cry para mim é a melhor, gosto muito do instrumental e da letra também, parece com algo que estou vivendo no momento. Recentemente, o Kamelot incluiu ela nos seus shows, e para minha surpresa ela ficou muito boa ao vivo, e ainda mais com os fãs cantando junto.




#3 - Helloween - In the Middle of a Heartbeat (Master of the Rings, 1994)
Agora começamos com nossas surpresas. Depois de toda a velocidade dos Keeper of the Seven Keys I e II, o Helloween deu continuidade à sua fama no álbum Master of the Rings (1994), primeiro álbum com o vocalista Andi Deris. Mas a última música desse álbum reservava uma surpresa, a excelente In the Middle of a Heartbeat, porque todos nós podemos encontrar algo "no meio da batida do coração".




#4 - Judas Priest - Prisoner of your Eyes (Screaming for Vengeance, 1982)
E quem disse que os Deuses do Metal também não possuem coração? Não sei se por coincidência, mas a última faixa do Screaming for Vengeance (1982), deixa de lado a temática do álbum e fala de alguém que ficou "prisioneiro dos olhos" de outra pessoa. A letra não é lá essas coisas todas, mas como foi o Judas Priest quem escreveu, merece todo o nosso respeito. Porque não é todo dia que temos uma banda como o Judas falando de amor.




#5 - Angra - Bleeding Heart (Hunters and Prey, 2002)
Para finalizar, vamos homenagear essa banda brasileira que tão bem representou e ainda representa o nosso país no cenário mundial. A letra é fantástica, também, quando foi que Rafael Bittencourt escreveu algo ruim? O Angra incluiu ela nos seus shows nessa última turnê, não sei porque não tinham feito isso antes, ela ficou muito boa ao vivo. Enfim, não sei muito o que falar sobre ela, vamos apenas apreciar essa grande música do Angra.




Bom, esse foi mais um "Pure Rock", tentando sempre levar o Rock'N'Roll para vocês e tentando quebrar os muros do preconceito que ainda separam a maior parte das pessoas dele.

2 comentários:

  1. faltou algo do dark saga aí, pra destoar um pokin eehhehe com o vocal do barlow....

    ResponderExcluir
  2. A dificuldade da coluna "Pure Rock" é resumir esses temas em 5 músicas, sempre vai faltar uma música ou outra, se fosse colocar algo do Dark Saga acho que entraria A Question of Heaven, é a que mais se adequa a tudo.

    ResponderExcluir