terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prosa Rock: Quando o diamante louco parou de brilhar

Desconheço como descrever a grandiosidade do Pink Floyd em poucas palavras. Acontecimentos envolvendo o seu nome já renderam um outro “Prosa Rock” (Estamos cercados por animais?). Esse será focado na pessoa que durante um certo período foi o responsável por levar as composições revolucionárias do Pink Floyd ao mundo, estamos de falando de Syd Barrett. 

Syd Barrett.

Durante os 3 primeiros anos do Pink Floyd, Syd Barrett foi o principal compositor da banda, e é desse período que vem as composições mais psicodélicas, e porque não dizer, originais da banda. É justamente do The Pipper at the Gates of Dawn (1967), que vem os maiores clássicos da era Barrett no Pink Floyd. Particularmente, não o considero o melhor álbum, mas os álbuns seguintes foram perdendo um pouco dessa identidade do início do Pink Floyd. Não estou dizendo que os álbuns seguintes não são bons, o Animals (1977) e o próprio Wish You Were Here (1975) foram um dos melhores álbuns que eu já escutei na vida.

Capa do The Pipper at the Gates of Dawn.

Mas, quando queremos compreender o que é o Pink Floyd não podemos deixar de lado músicas como Astronomy Dominè, e Interstellar Overdrive. Após o lançamento do primeiro álbum o comportamento psicodélico de Barrett fez com que ele começasse a se desligar do Pink Floyd, abrindo o caminho para David Gilmour assumir as guitarras e vocais da banda. Antes do lançamento do segundo álbum, A Saucerful of Secrets (1968), Barrett oficializou a sua saída da banda.

Após a saída de Barrett, Roger Waters assumiu as composições e produziu verdadeiras obras-primas como Dark Side of the Moon (1973), The Wall (1979) e os já citados Animals (1977) e Wish You Were Here (1975). É sobre esse último que gostaria de chamar a atenção.

Apesar de a banda negar um pouco isso, mas o Wish You Were Here (1975) foi escrito inteiro em homenagem a Syd Barrett. O principal motivo da sua saída da banda foi que, segundo Waters, Syd perdeu o brilho que tinha nos olhos quando estava compondo e tocava. A abertura conta justamente isso, Shine on You crazy Diamond (em português: “brilhe em você diamante louco”) é uma das minhas músicas favoritas do Pink Floyd e possui aproximados 30 minutos de duração quando somadas as suas 12 partes. O engraçado sobre essa música é que as suas iniciais foram o nome “SYD”, coincidência? 

Roger Waters conseguiu incluir vários fatos na simples letra dessa música. Além do nome “Syd”, “Shine on” foi a primeira banda que Syd formou, além do uso da figura do diamante para representar o brilho característico nos olhos de Barrett.

Capa do Wish You Were Here.
Um fato inusitado aconteceu durante as gravações do álbum, em 1975. Enquanto a banda gravava Wish You Were Here, eles viram uma pessoa gorda e com a cabeça e as sobrancelhas raspadas nos fundos do estúdio, no momento não comentaram nada, mas dias depois descobriram que aquela pessoa que estava ali era o próprio Syd Barrett.

Dando seqüência ao álbum as músicas Welcome to the Machine e Have a Cigar falam de como a indústria da música corrompe as pessoas, fato que pode ter acontecido com Syd Barrett. Em seguida, vem a faixa-título do álbum, Wish You Were Here. A letra é um show a parte, acho que conseguiria escrever mais um “Prosa Rock” só falando sobre ela. 

Resumindo em poucas palavras, Waters diz nessa música que queria que Syd estivesse ali com eles, esse fato pode ser somado à idéia da abertura do álbum, porque ele diz: “Se lembra de quando você era jovem? Você brilhou como o sol. Brilhe em você diamante louco”. E no final, em Wish You Were Here (em português: “Desejo que você estivesse aqui”), ele expressa esse sentimento novamente. 

Concluindo, toda a história do Pink Floyd merece ser conferida e já ficam aqui as dicas de álbum para vocês escutarem: The Piper at the Gates of Dawn (1967) e Wish You Were Here (1975). Provavelmente esse será o último “Prosa Rock” de 2010, espero que tenham gostado e até 2011 com mais “Prosa Rock”.

2 comentários:

  1. Essa é a típica matéria pra "vender". Você está contando a história por cima, isso é o as pessoas sem senso crítico e com pouco conhecimento sobre Pink Floyd diriam, mas achei bom o fato de lembrar do GRANDE Barrett
    SHINE ON YOU CRAZY DIAMOND! CONTINUE BRILHANDO DIAMANTE LOUCO<3

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito obrigado pela participação. Eu não sou uma autoridade em se falando de Barrett, li muito pouco sobre ele. O objetivo aqui era só chamar a atenção para esse fato, do álbum ter sido composto para ele, e do motivo da sua saída do Pink Floyd.

    Se quiser fazer uma retificação ao texto, o blog está à disposição para publicar.

    Abraço.

    ResponderExcluir