domingo, 21 de novembro de 2010

Pure Rock: Especial Paul McCartney

 
Tradicionalmente a seção “Pure Rock” é publicada nas segundas, mas devido ao show de Paul McCartney logo o mais em São Paulo decidi abrir uma exceção e homenageá-lo.

O “Pure Rock” de hoje será diferente, não colocarei só os tradicionais vídeos, vou contar um pouco de história também. Enfim, Paul merece tudo isso e mais um pouco.

Então, o que falar sobre Paul McCartney? Ele é um grande ídolo para mim não só pelas músicas que escreveu, mas também por um pouco da semelhança que ele tem comigo: ambos somos canhotos e bem que existem algumas fotos onde ele se parece bastante comigo.

Foram inúmeras as vezes em que recorri às suas músicas para enfrentar diversas situações na vida. Com todo o respeito ao Iron Maiden (minha banda favorita), mas nunca pude usar uma música deles sequer para percorrer meu caminho.

Não tenho muita autoridade para falar sobre Paul McCartney porque li muito pouco sobre ele, e o pouco que sei ao seu respeito foi o que meu amigo Schneider me passou. Aliás, serei eternamente grato a ele por ter me apresentado aos Beatles.

Sem prolongar mais o texto vamos logo às músicas do “velho Macca”.

#1 – The Beatles –  The Long and Winding Road (Let it Be, 1970)
A escolha da primeira música é muito difícil, decidi por essa que é uma das minhas favoritas dos Beatles, principalmente pela sua letra. Muitas são as estradas que temos que percorrer na vida, e de certa forma essa música fala disso. Na verdade, Paul a escreveu falando da estrada para uma casa onde ele passou as férias na Escócia, se não me engano. Mas, observando a estrutura da música podemos observar que não se trata exatamente disso.



#2 – Wings – Band on the Run (Band on the Run, 1973)
Esse é um autêntico clássico. Gosto muito dessa música e é música obrigatória a se escutar quando tratamos de Paul McCartney.




#3 – Wings – My Love (Red Rose Speedway, 1973)
Mais um grande classico do Paul. Essa música foi escrita para a sua eterna musa, Linda McCartney, e esse fato Paul faz questão de lembrar em todos os seus shows. Eu particularmente gosto muito dessa música, e escutar ela sempre me faz sentir bem. Gosto muito da letra também, e se algum dia eu for me casar, ela com certeza será a trilha-sonora do casamento.



#4 – Paul McCartney – Only Mama Knows (Memory Almost Full, 2007)
Conheci essa música recentemente e já virou uma das minhas favoritas da carreira de Paul. O interessante é que ela é de um álbum que o Paul lançou em 2007, além de tudo o que já fez ele está mostrando que ainda tem “muita lenha para queimar”. E que essa chama dure para sempre!



#5 – The Fireman – Sing the Changes (Electric Arguments, 2008)
Para encerrar gostaria de homenagear esse projeto do Paul McCartney, que também só fiquei conhecendo recentemente. Conheci essa música assistindo ao DVD Good Evening New York City, o qual gostaria de recomendar a todos, vale a pena a aquisição. 



Esse foi o "Pure Rock" especial dedicado a Paul McCartney. Eu sei que é difícil resumir uma carreira inteira em 5 músicas, mas mesmo assim espero que tenham gostado. E até a próxima semana com o melhor do rock n'roll!!!

Um comentário: