quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sou colecionador: Rodrigo Maia

Voltando com a nossa coluna dedicada as coleções por esse Brasil, inspirada no quadro criado pelo Collector's Room. O nosso bate-papo de hoje é com Rodrigo Maia, a quem novamente agradeço pela participação.

RNP: Para começar o nosso rápido bate-papo, se apresente para os nossos web-leitores.
Rodrigo: Me chamo Rodrigo Maia, tenho 34 anos, habito a cidade de Jaú, interior de São Paulo, e sou um humilde amante do rock e heavy metal.
vista geral da coleção.
RNP: Pelas imagens da sua coleção posso ver que seu estilo preferido é o rock, mais especificamente o metal, não? Conte-nos como você começou a ser um autêntico fã de rock?
Rodrigo: Sim, meu gosto é basicamente por esses estilos, mas ouço também alguma coisa de hip hop, e algumas variações de rock.  Quanto ao meu gosto por rock, começou quando eu tinha meus 12, 13 anos, na época do colégio. Comigo aconteceu o que deve ter acontecido com muita gente, pelo menos da mesma geração que eu. Um amigo da escola aparecia com um disco (sim, naquela época era disco, bolachão de vinil mesmo, afinal de contas era 1990, por aí...) do irmão mais velho, do primo, do tio, e a molecada se reunia em torno do toca-discos pra ficar ouvindo. Quando pintava um lançamento então, daí era loucura, todo mundo doido pra ver quem conseguia arrumar pra ouvir. Logo em seguida veio o Rock in Rio 2 (1991), daí não tinha mais jeito, eu já era do rock.

RNP: A coleção de CD’s é algo indescritível, principalmente para os colecionadores. Quando você percebeu que havia deixado de ser um simples fã para se tornar um colecionador?
Rodrigo: Bom, eu me considero um colecionador desde o momento que consegui meu primeiro CD .  Foi o Black Album do Metallica, até hoje tenho ele, bem velhinho, mas inteiro. Sempre fui cuidadoso com as minhas coisas, e até hoje não é diferente. E o passar do tempo só fez aumentar a minha vontade de sempre ter mais CD's, principalmente das bandas que eu mais gosto, porque vejo um CD como uma jóia. 
Itens do Faith no More.
RNP: Sua coleção é o seu único hobby? Atualmente quantos itens fazem parte dela?
Rodrigo: Sim, hoje em dia me dedico bastante à minha coleção de CD's, não tanto quanto gostaria, seja por razões de tempo e principalmente financeiras, mas estou sempre me ligando em lançamentos, reedições, etc. Até hoje não fiz uma contagem de quantos CD's eu tenho, mas creio que deve estar em torno de 300 a 350 CD's, o que pra muita gente, principalmente meus pais, é uma loucura total....(risos)

RNP: Eu sei que nós, colecionadores, tratamos nossos CD’s como se fossem nossos filhos. Mas, sempre existe aquele “filho favorito”. De todos os seus itens qual é o seu favorito, ou seja, aquele que você não emprestaria nem para a sua mãe?
Rodrigo: Olha só, eu sinceramente não tenho um item em especial que considero mais que outro, mas tem alguns sim que são uns “xodozinhos”, como a caixa BIG FOUR, com o primeiro show dos quatro grandes, na Bulgária, uma edição com 4 CD's e 2 DVD's, o “Chemical Wedding” do Bruce Dickinson, que está autografado por ele, e a caixa Eddie's Archive, que é um item raríssimo hoje em dia e muito valioso. Mas pensando bem, acho que meu xodó é a coleção de CD's do Iron Maiden que saiu pela gravadora Castle, em 1995. São os 10 primeiros CD's, em versão dupla com os singles de cada álbum. Esses são itens que sinto orgulho em ter na coleção.  Agora quanto a emprestar para a minha mãe, eu fico tranqüilo, porque ela nunca pediria emprestado nenhum CD da minha coleção, não é o estilo dela....(risos)
Chemical Wedding (1998) autografado por Bruce Dickinson.
box do Big Four, com os shows do Anthrax, Megadeth, Slayer e Metallica, filmados em Sofia, na Bulgária. O interessante sobre esse show é que ele foi transmitido ao vivo para salas de cinema de todo o mundo, inclusive no Brasil.

RNP: Um dos grandes desafios da coleção é conseguir itens. Eu mesmo costumo entrar em qualquer loja de discos que esteja ao meu alcance, sempre buscando novos itens. Qual você acha ser a melhor forma de adquirir itens para a coleção? E se tiver, conte alguma história de algum lugar estranho onde você comprou algum item.
Rodrigo: Cara, quem curte e gosta mesmo da coleção, faz qualquer coisa pra conseguir um item novo pra ela. Eu mesmo, todo dia fico passeando pelos sites de leilão, lojas virtuais em busca de promoções e tal. Hoje em dia, até mesmo pelo fato de praticamente não existir mais lojas físicas de CD's, compro quase tudo pela internet, seja CD novo ou usado.  Quando eu morei na Irlanda, eu fazia o mesmo roteiro todo dia quando saía do trabalho. No caminho, eu passava em frente a 3 lojas de CD's, então todo dia entrava nelas, nem que fosse só para olhar, e o mais interessante de lá é que havia muitas lojas de CD's usados, os populares sebos. E quase sempre tinha muita coisa boa neles, e muito baratos. Não é à toa que voltei com uma mala cheia de CD's de lá. Acho que o lugar mais inusitado até hoje que eu comprei um CD foi em um posto de gasolina em uma estrada, só não vou lembrar qual CD que foi, porque me senti na obrigação de comprar. Estava viajando de carona com um amigo, ele estava sem nenhum CD no carro e só pegava rádio AM. Aí não tinha condição mesmo.
Piece of Mind (1983) em sua versão lançada pela gravadora Castle, de fato uma raridade.
RNP: Todo colecionador tem aquele item dos sonhos, aquele item que está reservado para quando ganharmos na Mega Sena, por assim dizer. Você poderia compartilhar o seu conosco?
Rodrigo: Bom, tem alguns itens por aí que sinceramente adoraria que fizessem parte da minha coleção.  Como atualmente estou mais focado em conseguir itens do Iron Maiden, que é minha banda favorita, meu sonho de consumo é a Eddie's Head, uma caixa que tem o formato da Eddie, mascote da banda, que tem os olhos que piscam e toda a coleção do Maiden em CD's enhanced (multimídia), apesar de já ter esses CD's. Mas acho que essa “cabeça” na coleção seria sensacional.
Álbuns do Iron Maiden, formando o Eddie, capa do Iron Maiden (1980).
RNP: Vamos falar agora um pouco sobre música. O que você tem escutado ultimamente?
Rodrigo: Cara, basicamente rock e heavy metal (risos). Mas, ultimamente tenho ouvido algumas bandas mais novas como System of A Down , Queens Of The Stone Age. Mas, acabo sempre caindo nos clássicos (Maiden, Slayer , Sepultura, Metallica, Megadeth e Pantera). Gosto de estar sempre ouvindo de tudo.
Seasons in the Abyss (1990), do Slayer.
Vulgar Display of Power (1992), do Pantera.
RNP: Eu vi essa pergunta em uma entrevista e gostaria de repassá-la para você. De todos os álbuns que você já escutou na vida, eleja os 5 melhores.
Rodrigo: Vou enumerar os 5 que eu tenho na minha coleção :
1º - Iron Maiden – Piece Of Mind
2º - Metallica – …And Justice For All
3º - Megadeth – Rust In Peace
4º - Pantera – Vulgar Display Of Power
5º - Slayer – Seasons In The Abyss
Rust in Peace (1990), do Megadeth.
...And Justice For All (1988), do Metallica.
RNP: Chegamos ao fim do nosso pequeno bate-papo, esse espaço agora é seu, deixe uma mensagem para os nossos web-leitores fãs de rock’n’roll.
Rodrigo: Victor, agradeço a oportunidade de ter dado minha humilde colaboração para o blog. Desejo que todos continuem sempre ouvindo boa música, e se essa música for rock, melhor ainda...(risos).  E longa vida ao rock and roll!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário