quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Festivais pelo Mundo

Com a proximidade do Rock In Rio e do SWU no Brasil, festivais de música voltados para a diversidade, decidi falar um pouco sobre os festivais de música ao redor do mundo, os que realmente são voltados para o rock'n'roll. Para o texto não ficar muito longo, irei só apresentar os festivais.

A idéia de um festival de música é promover a integração entre bandas e público, proporcionando vários shows, muitas vezes de estilos diferentes (ou escolas diferentes, como quiser chamar) dentro de um mesmo espaço. Os festivais ocorrem em lugares abertos, onde é possível reunir muita gente fã de música.

Os principais festivais do rock'n'roll ocorrem na Europa, e se os cristãos elegeram Jerusalém como ponto máximo de sua fé, os fãs de rock'n'roll elegeram a cidade de Wacken, na Alemanha.
logo tradicional do Wacken Open Air.
O Wacken Open Air, festival que ocorre todos os anos na Alemanha, é o maior festival de rock'n'roll do mundo, é o sonho de consumo de todo fã. Durante 4 dias 320.000 pessoas (80.000 em cada dia aproximadamente) presenciam o mais puro rock'n'roll, variando desde o death metal ao heavy metal. Várias bandas já gravaram DVD's e CD's no Wacken, dada a sua grande estrutura. Já passaram por lá grandes nomes como Iron Maiden, Heaven & Hell e Ozzy Osbourne, nos 20 anos de existência do festival.
Wacken Open Air.
O sucesso do Wacken é tamanho que assim que o festival acaba (em agosto) começam as vendas de ingresso para o outro ano, e as vendas duram aproximadamente 2 meses somente, ou seja, se quiser ir em 2012, corra para comprar seu ingresso agora.

O momento mais especial de todos foi com certeza o show do Heaven & Hell, em 2009. Logo após o show foi diagnosticado o cancer em Dio, e ele acabou por deixar esse mundo, então, o show no Wacken registrado em DVD, é o último show da sua carreira.
Heaven & Hell no Wacken.
Ainda na Europa ocorre o Graspop Metal Meeting, na Bélgica, que tem proposta semelhante ao Wacken Open Air, reunir bandas de rock'n'roll. Para citar outro grande festival, temos o Gods of Metal, na Itália e o Dynamo, na Holanda, festivais tão tradicionais quanto o Wacken, mas que não possuem a mesma fama do patriarca.
Graspop Metal Meeting, na Bélgica.
Mas, vocês podem está pensando que isso não serve para o Brasil, e eu digo que vocês estão enganados. O Brasil já sediou um festival do gênero, foi o Monsters of Rock. Esse festival aconteceu em 1998 em São Paulo e trouxe o Manowar, banda que estava vivendo o seu auge nesse período. Não sei por qual motivo, o festival acabou, tiveram edições no Brasil e Argentina inclusive.
Manowar no Monsters of Rock Brasil, em 1998.
Um festival desse tipo é um negócio, e o lucro é sempre visado. Festivais com o Wacken e o Graspop dão certo porque o público confia na organização e comparece, não importando a localidade, muitos brasileiros vão para a Alemanha todos os anos. E esse eu acho que é o "medo" de festivais como o Rock In Rio, que apostou no rock no início, mas agora está imerso em um mundo "pop", justamente pelo medo do não comparecimento do público.

Eu até concordo um pouco, porque entre trazer Rush e Black Eyed Peas, é mais seguro este último, justamente pelo fato dos fãs terem o perfil do público que vai para o festival. O único ponto negativo é que essas bandas, como o Rush, apesar de excelentes, vão continuar sendo "segundo plano" na nossa sociedade, mas, azar da sociedade, porque não sabe o que está perdendo.

Enfim, como prometido, não vou prolongar, espero que vocês tenham aprendido um pouco sobre os festivais, e de agora em diante não se espantem quando eu falar novamente no Wacken.

3 comentários:

  1. O Brasil teve grandes festivais como o Monsters of Rock e o Skol Rock, infelizmente o que ocorre é como você diz, não passa de um negócio que tem que gerar lucros, e a música pop gera muito mais lucro do que o Metal.

    ResponderExcluir
  2. Mas, com toda "malícia" dos festivais no Brasil, a semente do metal ainda fica plantada. Porque no Rock In Rio teremos Korzus (uma banda de thrash metal) e no SWU, em meio a todos os DJ's terá o Megadeth.

    Já é alguma coisa, é minoria, mas deixa o estilo representado ao menos um pouco.

    ResponderExcluir
  3. uhiudhduihduhdudhud
    vou só "curtir" o post ;)

    ResponderExcluir