segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Brasil, o país do rock?

O Brasil é conhecido por muitos nomes, mas o nome de "país do rock" também pode ser muito bem aplicado. A maioria das pessoas acha que o rock'n'roll só se resume às bandas internacionais, que o nosso país não tem espaço para isso. Bem, até certo tempo atrás isso era bem verdade, mas não hoje. As pessoas que tem um mínimo de contato com o rock, conhecem apenas a cena "underground", que é formada pelas bandas que muitas vezes não tem oportunidade na mídia, e acham que todo o estilo se resume a isso.

O mercado musical do rock no Brasil nos ultimos anos deu uma guinada, as bandas que antigamente eram puramente "underground" estão tendo agora a oportunidade de crescer, e se tornar de fato uma grande banda. Isso está afetando várias áreas do mercado. Produtoras de vídeo, por exemplo, estão começando a trabalhar com essas bandas, produzindo grandes clipes, digno de bandas que estão na mídia, por assim dizer. As turnês internacionais estão sendo mais frequentes por essas bandas, e os lançamentos de álbuns na Europa e Japão mostram o poder que a música brasileira, ou melhor dizendo, que o rock brasileiro está ganhando no exterior.
Os irmãos Cavallera (Max à frente e Igor atrás) foram um dos responsáveis pelo crescimeno do rock brasileiro, primeiramente com o Sepultura e agora com o Cavallera Conspiracy.
O mercado nacional para esse estilo, que estava praticamente morto, voltou a crescer. Hoje, o país do Angra e do Sepultura é o país do Torture Squad, do Hangar, do Shadowside e do Almah também, bandas que conquistaram o mercado mundial e estão preparando novos trabalhos.

O Almah, banda encabeçada por Edu Falaschi (vocalista do Angra), irá lançar seu novo álbum, Motion (2011), agora no final de setembro e já prepara uma turnê mundial para divulgação, assim também como o Shadowside, da carismática Dani Nolden. O Shadowside é uma banda que prova que com organização, chega-se longe, o seu novo álbum, Inner Monster Out (2011) está entre os lançamentos mais aguardados do ano, confiram abaixo o vídeo o primeiro single do álbum, Angel With Horns:


O Hangar, banda do Aquiles Prister (um dos melhores bateristas do mundo, e uma das pessoas mais humildes que encontrei na vida, gente finíssima), depois de uma bem sucedida turnê de seu álbum Infallible (2010), está preparando um novo álbum para o próximo ano, inclusive, eles lançarão um álbum acústico com o nome Acoustic But Plugged In (2011), mostrando ainda mais a qualidade da banda. Esse lançamento do Hangar era algo que só existia nos sonhos das bandas há alguns anos atrás, o que mostra o poder que o rock brasileiro está ganhando no mercado.

Depois de tocar nos principais festivais da Europa, o Torture Squad (aquela banda mesmo, que uma vez ficou hospedada em frente à minha casa em Mossoró/RN) irá preparar um novo álbum, e se firmar cada vez mais no cenário musical nacional e mundial. Confiram abaixo um clipe do seu último trabalho, Aequilibrium (2010):



Eu sei que bandas ficaram de fora desses comentários, mas não quer dizer que sejam menos importante. O que queria mostrar é que o nosso país está voltando a respirar rock'n'roll, e isso é um ponto muito positivo culturalmente, porque deixa opção de escolha à nossa sociedade, que estava muito limitada justamente pelo "hiato" (sem querer desrespeitar os trabalhos produzidos nesse período) do rock agora no fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

Se o futuro musical do Brasil estiver nas mãos dessas bandas, teremos anos brilhantes daqui para frente. E para encerrar com música, vamos ficar com o mais novo vídeo do Hangar, com a música Haunted by your Ghosts, que fará parte do novo álbum deles, e aqui está em sua versão acústica:




Espero ter oferecido a oportunidade de conhecer essas bandas a vocês, web-leitores, e saibam que no nosso país tem rock'n'roll de qualidade.

8 comentários:

  1. Rpzz, não conheço essas bandas não, com exceção de sepultur e angra, mas nem escuto..só conheço. E agora, josé?? uhduihuidhu
    Então, super tieti vc, viu?? Você bateu na porta dos caras? uhdudhudhduhduhd
    falando sério, gostei da primeira e da última (shadowside e hangar) :D \o/

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu do Violator! Eles estão mt famosos no exterior!

    Alessandro

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse, ficaram bandas de fora. Queria só chamar a atenção para o estilo, que voltou a crescer.

    E, Luana, eu estava na rua no exato momento que os caras chegaram lá na casa, aí fui lá e comprei um CD, os caras gente boa, tudo falando: "Valeu a força aí, mano!!"..kkkkkkkkk.

    Autografaram o meu CD e tudo, ainda tenho ele guardado lá em casa.

    ResponderExcluir
  4. A banda Apocalypse foi aplaudida de pé na Europa e alguns estados dos Eua, e aqui no Brasil é conhecida no meio progressivo como a melhor banda do gênero. Vale a pena conferir!
    http://www.myspace.com/apocalypsebr

    ResponderExcluir
  5. Marcos, não conhecia o Apocalypse, escutando agora, muito legal. O pessoal do RS sempre manda muito bem.

    Acho que eles nunca subiram para o Nordeste. Passei um tempo morando em Florianópolis/SC, mas não tive a oportunidade de presenciar algum show das bandas locais. O rock gaúcho tem um conceito bem elevado para mim, e essa banda está fazendo jus ao nome.

    ResponderExcluir
  6. Se essa Shadowside cantasse em português ia arrebentar.

    ResponderExcluir
  7. E no Rock in Rio: Cláudia Leite, Ivete Sangalo...

    ResponderExcluir
  8. Eu não concordo muit ocom essa visão otimista não...

    ResponderExcluir