sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Prosa Rock: A Batalha de Gettysburg

A batalha de Gettysburg: União à esquerda e Confederados à direita.
A história é algo que sempre me fascinou, por pouco deixei de cursar Engenharia para poder fazer História. De todos os episódios da história do mundo, um dos meus favoritos é a Guerra Civil nos Estados Unidos, paixão motivada pelos filmes de faroeste e HQ's italianos que marcaram a minha infância.

Após a independência dos EUA, o conflito de interesses entre o lado Norte (União) e Sul (Confederados) do país levou a uma guerra, o que culminou em uma das batalhas mais sangrentas da história, a batalha de Gettysburg.

A grandiosidade desse evento motivou Jon Schaffer, guitarrista e líder do Iced Earth, a contar toda a história de Gettysburg em uma música épica. Os três dias de batalha (de 1 a 3 de julho de 1863) foram resumidos em três atos, totalizando os 33 minutos da música Gettysburg (1863), que faz parte do álbum The Glorious Burden (2004) do Iced Earth.
Jon Schaffer, grande mentor do Iced Earth. Além disso ele é grande fã de História e possui uma loja de antiguidades chamada Spirit of 76, onde vende miniaturas sobre momentos da história, muito interessante.
A viagem por Gettysburg começa por A Devil to Pay, que inicia com o som do hino dos EUA sendo interrompido pelo som dos canhões no campo de batalha. O primeiro dia começou com vitória dos Confederados, que ainda conseguiram eliminar o general John Reynolds do Norte, uma grande perda no fim do dia. O destaque da música vai para as marchas militares da época, que foram transformadas em rock'n'roll orquestrado e incluídas na música, ficaram muito boas.

O segundo ato inicia com Brother Against Brother, uma conversa entre os generais Winfield Hancock e Lewis Armistead, grandes amigos que estavam lutando por lados opostos, um momento muito emocionalmente. O que gosto deste pequeno ato é a passagem: "Se por acaso eu tiver que brandir minha espada contra você, que Deus me mate". O ato continua em Hold at all Costs, a música que mais parece com as composições antigas do Iced Earth, com um refrão excelente. Esse ato foi inteiramente dedicado ao personagem favorito de Jon Schaffer de toda a Guerra Civil, o coronel Joshua Chamberlain. Ele foi um dos responsáveis por conter o ataque dos Confederados, segurando-os a todo custo, como nos diz o título da música.
capa do The Glorious Burden (2004), do Iced Earth.
O terceiro dia de batalha começou com uma chuva de balas de canhão, pelos Confederados. Segundo Abraham Lincoln, presidente da época, ele pôde sentir o chão tremer de dentro da Casa Branca. High Water Mark, terceiro ato de Gettysburg (1863), começa justamente nessa parte, com os canhões dando lugar a uma conversa entre o General Lee e seu subordinado James Longstreet, dos Confederados. Na ocasião eles discutiram um plano de ação arriscado para deter o avanço da União, que ganhara o segundo dia de batalha. O que mais gosto em High Water Mark, além do instrumental, é o final da música. O ato é encerrado com um lamento do General Lee, vendo o campo de batalha com os corpos de seus compatriotas do Sul, onde ele diz: "Eu olho para toda essa terra manchada de sangue, todo o sangue está em minhas mãos, eu fui o responsável, tudo foi minha culpa, o sangue está nas minhas mãos". Essa é a minha parte favorita de toda Gettysburg (1863), é um reconhecimento por tudo aquilo que aconteceu, por toda a grandiosidade da batalha.

Nunca antes na História uma banda dedicou tanto tempo à Gettysburg, foi realmente uma grande homenagem do Iced Earth a esse fato histórico. Além da parte instrumental brilhantemente composta, com orquestra e tudo o mais, o Iced Earth ainda incluiu efeitos sonoros de batalha em algumas partes, deixando a obra ainda mais teatral.
capa do DVD Gettysburg (2005).
Como citado, Gettysburg (1863) faz parte do álbum The Glorious Burden (2004), mas um filme foi feito para ela e lançado em DVD. O DVD Gettysburg (2005) contém o clipe para a música, com 33 minutos de duração, assim também como uma mixagem especial para ela. Além do filme, o DVD também faz uma viagem pelo campo de batalha, em Gettysburg, acompanhado de um guia histórico, fazendo deste item uma verdadeira relíquia para fãs de história também.

Para quem se interessou, abaixo vocês podem escutar Gettysburg (1863), a obra-prima do Iced Earth. A título de curiosidade, esses vídeos foram produzidos com imagens do filme Gettysburg, lançado nos anos 80:

A Devil to Pay:



Hold at all Costs:



High Water Mark:

Nenhum comentário:

Postar um comentário