Desde pequenos ouvimos lendas sobre seres místicos que "habitam" o nosso mundo. Dentre eles, o mais conhecido é o lobisomem. Não sei ao certo quando começou a lenda, provavelmente foi na Europa, mas se expandiu pelo mundo ao longo dos séculos.
Hoje temos, além da versão clássica européia da lenda, lendas brasileiras, muito vivas ainda na cabeça dos habitantes do sertão nordestino, principalmente. Lembro que ainda pequeno, escutava o meu avô contar estórias sobre aparições de lobisomens, em Jardim do Seridó/RN. Imagino que isso se expande para o resto da região.
Com base nesse mundo "místico" para alguns, e bem "real" para outros, que os potiguares do Monster Coyote apresentam o seu mais novo trabalho, o The Howling (2012).
capa do The Howling (2012). |
A banda formada por Khalyl Lamarck (baixo e vocal), Amilton Jr. (guitarra) e Renan Matos (bateria) convida todos a adentrar com toda a agressividade possível nesse mundo. The Howling (2012) leva o ouvinte a imergir em um mundo de sangue e terror em suas 10 músicas. O álbum é aberto por Dead Bravery, mostrando logo a intenção do Monster Coyote, seguido de Beacon of Lost Souls, com direito inclusive ao som dos uivos dos lobos.
Caminhando pela floresta, nos deparamos com a pesada Tundra Despair, seguida de Walk of the Untouchable e Wolfslayer. Não sei se foi a intenção da banda, mas a sensação que tenho ao escutar essas músicas em sequência é que a primeira retrata a transformação do homem em lobo, e as outras retratam seu caminho de destruição como lobisomem.
Monster Coyote. |
Ainda no clima brutal, o álbum continua com a Violence of Those e Primal Bloodshed. Confesso que foram as minhas músicas favoritas do álbum. A primeira pela sua introdução puxada ao "progressivo", por assim dizer, e a segunda pela sua variação rítmica, associando peso à técnica.
Após encerrar a audição do álbum com The Elder Threat foi que percebi o quão perigoso é o lobisomem. The Howling (2012) é um excelente álbum, e um ponto mais que positivo para o rock potiguar. O desejo que fica é que o apoio às bandas continue e que mais trabalhos como o The Howling (2012) possam surgir.
Para quem quiser escutar o álbum, ele está disponível para download no site do DoSol (acesse AQUI).