Por que tudo que é bom acaba rápido? Dentre tudo o que podemos pensar, a vida da banda carioca Nordheim é uma delas. Eu os conheci em 2004, quando passaram por Mossoró/RN com a sua Total War tour, promovendo o seu EP Total War, que faria parte de um possível novo álbum.
Formação original do Nordheim. |
A banda formada por Armando Pereira (bateria), Thiago Perrel (teclado), Roberto Sans (baixo) Davis Ramay (guitarra), Hélio Oliva (vocal) e Gustavo Silveira (guitarra e vocal); já tinha lançado o ...And the Raw Metal Power, uma verdadeira obra-prima. Quando escutei o álbum pela primeira vez imaginei que eles seriam o futuro do heavy metal nacional, preenchendo as lacunas deixadas pelas bandas anteriores que tão bem representaram o nosso país no cenário mundial do rock'n'roll ao longo dos anos.
Capa do ...And the Raw Metal Power. |
O primeiro álbum deles possui o que considero ser grandes clássicos do heavy metal nacional como a explosiva River of Death, abrindo o álbum, e as excelentes Hammer of Gods e The Metal March. Músicas que reunem a velocidade das bandas de power metal, como o HammerFall, com o peso das bandas de heavy metal tradicional como o Judas Priest. O que acho interessante nas suas músicas são as misturas dos vocais "limpos" de Helio Oliva com os vocais "death metal" de Gustavo Silveira, que além de excelente guitarrista é um excelente vocalista também.
Capa do EP Total War. |
A banda passou por pequenas alterações na formação após a turnê do primeiro álbum e lançou o EP Total War com 3 músicas novas e versões ao vivo gravadas em Fortaleza/CE de 4 músicas do primeiro álbum: River of Death, Raining Fire, Hammer of Gods e The Metal March. Escutando o Total War podemos ver que a banda queria continuar o trabalho iniciado no ...And the Raw Metal Power, a faixa-título do EP, Total War, reúne peso e velocidade em uma excelente dose, misturando vocais mais rasgados com os agudos.
Cartaz do IIIº Rockstage em Mossoró/RN, com Nordheim. (agradecimento: Ycaro Fernandes) |
Após a turnê do EP eu perdi completamente o contato com a banda e não tive mais notícias sobre novos álbuns, acho que a marcha deles acabou precocemente. A música deles ficará registrada para sempre no seu excelente primeiro e único álbum, mas ficam aqui os desejos de que um dia eles voltem e continuem a sua Metal March!
Foda, grande Nordheim, grandes lembranças..
ResponderExcluirPelo que eu sei, boa parte (a banda inteira) da formação do nordheim estava acompanhando o TRIBUZY em seus shows solo,e que o cd que estava para ser lançado ("evil machine" creio eu) ficou na geladeira mesmo, mesmo faltando só a mixagem e essas coisas e tal, enfim, grande banda, grande show, até hoje todos que escutam o cd ficam apaixonados de cara....
é issae RITO...
LET'S THE NATIONS BURN !!! (total war)
Ia ser legal se rolasse um Reunion do Nordheim. E, para citar uma relíquia a mais, eu tenho aqui o show em Mossoró gravado em VHS, vou mandar passar para DVD para eternizar.
ResponderExcluir(continuando a música)
WE LIVE IN A TOTAL WAR...
Vitor meu brother, sou muito fã do Nordheim depois que os conheci num show que fizeram aqui em Aracaju-SE em setembro de 2005! Vc ainda tem esse show? Me add no face pra conversarmos! https://www.facebook.com/lucas.cavalcante.351
ExcluirVictor não teria como tú disponibilizar esse material na internet???? qualquer coisa manda um e-mail: juniordecarvalho@yahoo.com.br.
ResponderExcluirFalou!
Júnior, eu ainda não passei para DVD o show, mas assim que passar eu entro em contato e te envio uma cópia. Mas, só vou ter condições de fazer isso por volta de outubro.
ResponderExcluirSe quiser adquirir o ...And The Raw Metal Power, ainda tem para vender na DieHard, eles entregam para todo o Brasil.
Site: www.diehard.com.br
Vitor meu brother, sou muito fã do Nordheim depois que os conheci num show que fizeram aqui em Aracaju-SE em setembro de 2005! Vc ainda tem esse show? Me add no face pra conversarmos! https://www.facebook.com/lucas.cavalcante.351
ResponderExcluir